Pau-Mulateiro, Mulateiro-da-Várzea ou Escorrega-Macaco



Pau-Mulateiro, Mulateiro-da-Várzea  ou Escorrega-Macaco


Características Morfológicas: Altura de 20-30 m, com tronco retilíneo ramificado somente na ponta, de 30-40 cm de diâmetro. Folhas simples glabras, ( desprovidas de pêlos) de 9-17 cm de comprimento por 6-7 cm de largura.


Ocorrência: Na região Amazônica, na mata de várzea periodicamente inundada à margens dos rios.





Madeira: Moderadamente pesada( densidade 0,78 g/cm3), dura compacta, fácil de trabalhar, bastante resistente à deterioração.


Utilidade: A madeira é empregada para marcenaria, confecção de esquadrias, cabos de ferramentas, artigos torneados, compensados. A árvore é extremamente ornamental, principalmente por seu tronco se liso muito decorativo. Pode ser empregada com sucesso no paisagismo, para formações de alamedas. É indicada também para plantios mistos  em áreas ciliares degradadas.





Informações Ecológicas: Planta perenifólia( possuem folhas persistentes mantém durante o ano inteiro), é heliófita( precisa da luz do sol). ou esciófita( espécie de planta adaptada a desenvolver-se na sombra) é higrófita( gosta de umidade), características da mata de várzea permanentemente inundada da floresta pluvial amazônica. Pode ser encontrada tanto no interior da mata primária densa como em formações secundárias. Ocorre geralmente em em agrupamentos quase homogêneos, denominados de capironais. Produz anualmente grande quantidade de sementes.


Floresce durante os meses de junho-julho. A maturação dos frutos ocorre nos meses de outubro novembro.





Obtenção de Sementes: Os frutos são colhidos diretamente da árvore quando iniciarem a abertura espontânea. Em seguida deverão ser levados ao sol para completar a abertura e liberação das sementes. Como as sementes são muito pequenas, colocar os ramos frutíferos ao sol sobre lona plástica e coberto por peneira fina para evitar que sejam levados pelo vento. Um kg de sementes equivale cerca de 6.666.000 unidades.





Produção de Mudas: As sementes são colocadas para germinação logo que são colhidas, em canteiros semi-sombreados contendo substrato organo-argiloso; preparar um leito de semeadura bem uniforme com substrato peneirado, cobrindo-se muito levemente com o mesmo material. Para evitar o deslocamento das minúsculas sementes durante a irrigação, cobrir o canteiro saco de estopa, retirando-o logo que iniciar a emergência (20-40 dias). A taxa de germinação é baixa, porém amplamente compensada pelo grande número de sementes por unidade de massa.
Transplantar as mudas para embalagens individuais quando atingirem 4-6 cm, as quais ficarão pronta para o plantio no local definitivo em 7-8 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é considerado moderado.


Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil

Autor:     Harri Lorenzi              Volume  01


























Nenhum comentário:

Postar um comentário