Guaimbê-da-Folha-Ondulada



Guaimbê-da-Folha-Ondulada

arbusto é todo vegetal que ramifica desde junto ao solo e tem porte pequeno em relação as árvores. São plantas que não necessitam de grandes espaços para seu bom desenvolvimento). É uma planta perene ou seja suas folhas são persistentes mantém durante o ano inteiro.





É de textura semi-herbácea, variável, de caule vigoroso, com raízes aéreas e crescimento ascendente indefinido ou prostrado, de 2-3 m de altura, nativo de áreas pantanosas do Brasil e Paraguai. Folhas grandes e coriáceas, ovalado-sagitadas( Folhas sagitadas são folhas com a forma de seta de ponta aguda e base fendida como uma ponta de lança). De margens onduladas ou com recortes largos ou estreitos arredondados.




Inflorescência típica com espata verde, na base das folhas, espádice cilíndrico com flores sem interesse ornamental. Espádice( É um tipo especial de espiga com eixo principal espesso protegido na base por uma bráctea vistosa e bem desenvolvida denominada espata).

É cultivado a pleno sol ou a meia-sombra, impressiona pelo porte e pelo tamanho das folhas.
Pode ser plantada isoladamente ou em grupos, requer espaço amplo para seu livre desenvolvimento. Tolera frio e geadas fracas, bem como ambientes aquáticos.




Multiplica-se facilmente por sementes e eventualmente por separação de brotações laterais, ocasionais, do caule.


Plantas Ornamentais do Brasil, Arbustivas, herbáceas e trepadeiras.

Autor:  Harri  Lorenzi  e  Hermes Moreira de Souza    Terceira  Edição.















Nenhum comentário:

Postar um comentário