Açoita-cavalo ou Mutamba-preta



Açoita-Cavalo ou Mutamba-Preta


Características Morfológicas: Altura de 6-14 m, com tronco de 50 cm de diâmetro. Folhas simples, denso pubescente em ambas as faces e de coloração mais clara na face inferior, de 10-15 cm de comprimento.


Ocorrência: Amazônia até São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul, no cerrado e na floresta semidecídua( aquela que pedem suas folhas numa determinada época do ano)


Madeira: É moderadamente pesada, textura média, de baixa resistência ao ataque de xilófagos( são insetos que alimentam-se de madeira).




Utilidades: A madeira pode ser empregada para estruturas de móveis, para confecção de cadeiras, canga de boi, tamancos, saltos de saltos de calçados, caixotaria, contraplacados, para construção civil, como ripas, caibros. A árvore possui copa piramidal densa e pode ser incluída na arborização urbana. Planta pioneira adaptada a terrenos secos e pobres, é indicada para reflorestamento heterogêneos destinados à recomposição de áreas degradadas de preservação.






Informações Ecológicas: É uma planta semidecídua, heliófita( precisa da luz do sol) seletiva xerófita( são plantas adaptadas a viver em climas secos e semi-áridos ou desérticos) características das florestas semidecíduas e do cerrado. Apresenta ampla dispersão, porém, geralmente bastante descontínua ao longo de sua área de distribuição. Ocorre principalmente em formações aberta e secundárias, porém sempre em terrenos altos e de rápida drenagem. Produz anualmente grande quantidade de sementes.


Floresce durante os meses de  maio-julho. A maturação dos frutos verificam-se em agosto-outubro.





Obtenção de Sementes: Os frutos são colhidos diretamente da árvore quando iniciarem a abertura espontânea e liberação das sementes. Em seguida levá-lo ao sol para completar a abertura e liberação das sementes; cobri-los com uma tela durante a secagem para evitar que as sementes sejam levadas pelo vento. um kg equivale cerca de 164.000 unidades, cuja viabilidade germinativa dura pelo menos 4 meses.






Produção de Mudas: As sementes são colocadas para germinar logo que são colhidas e sem nenhum tratamento, em canteiros semi-sombreados contendo substrato organo-arenoso; cobri-las com uma fina camada do substrato peneirado e irrigar duas vezes ao dia. A emergência ocorrerá de 20-40 dias e, a taxa de germinação geralmente é moderada. Transplantar as mudas para embalagens individuais quando atingirem de 3-5 cm, as quais ficarão prontas para o plantio no local definitivo em 5-6 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é rápido.


Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil.

Autor  Harri  Lorenzi              Volume  01



















Nenhum comentário:

Postar um comentário