Helicônia-Amarela ou Caetê-Amarelo
É um arbusto de textura herbácea( arbusto é todo vegetal que ramifica desde junto ao solo e tem pequeno porte em relação as árvores. São plantas que não necessitam de grandes espaços para seu bom desenvolvimento). Herbáceas ( São plantas com caule não lenhoso de porte variado ou planta que não tem caule).É rizomatoso e entouceirado nativo da Mata Atlântica do Brasil, de 1,5-2,5 m de altura, de florescimento decorativo. Folhas grandes, coriáceas( que quebra facilmente), com pecíolo longos.
Inflorescências eretas, com brácteas em forma de barco, ( brácteas são estruturas foliáceas associadas as inflorescências ou folhas mais ou menos modificadas), as da base mais longas, amarelas distribuídas de maneira mais ou menos espiralada, formadas durante o período do verão.
A propagação das Helicônias podem ser sementes ou por via vegetativa. Em geral a propagação comercial dá-se por via vegetativa, pela divisão do rizoma. Esse método conduz a disseminação e acúmulo de agentes causais de doenças que são transmitidas e intensificadas entre plantios sucessivos, vias rizomas contaminados. Dentre essas doenças estão causadas por fungos de solo.
A propagação sexuada de helicônia e limitada. O fruto apresenta endocarpo duro que dificulta a disseminação das sementes.
Essa limitação pode ser contornada pela utilização da técnica de resgate de embriões que propicia a propagação rápida das plantas, a recuperação de plantas livres de doenças.
Multiplica-se também facilmente por sementes e por divisão de touceira.
Pode ser cultivado a pleno solo ou a meia-sombra , como planta isolada ou em grupos, em terra fértil e irrigada periodicamente. desenvolvem-se e floresce melhor em climas úmidos. Não tolera geadas, sendo indicado para regiões quentes e úmidas.
Plantas Ornamentais no Brasil, Arbustivas, Herbáceas e Trepadeiras.
Autor: Herri Lorenzi e Hermes Moreira de Souza. Terceira edição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário