Pupunha-da-Mata ou Pupunha-Brava


Pupunha-da-Mata  ou  Pupunha-Brava


Características Gerais: É uma palmeira de grande porte, geralmente com até 17 m de altura. Estirpe com 7,6-14,6 m de comprimento e 8,1-15,2 cm de diâmetro, entrenós densamente armados com espinhos negros de até 6 cm de comprimento. Folhas pinadas, 7-16 contemporâneas, arqueadas, com os espinhos do pecíolo arranjado em três fileiras; bainha com 0,63-1,08 m de comprimento; pecíolo com  0,5-1,0 m de comprimento; raque com 2,5-3,5 m de comprimento, originando 136-157 pinas lineares em cada lado, distribuídas irregularmente em grupos e dispostas em vários planos, as medianas com 83,1 cm de comprimento  e 3,4 cm de largura. Inflorescência infrafoliar, surgindo entre bainhas persistentes, ramificada; profilo ( É a primeira folha ou par de folhas de um broto lateral) com 11-19 cm de comprimento; pedúnculo( É a região que antecede a flor ou o fruto ou a região que sustenta a flor ou o fruto) com 21-54 cm de comprimento; bráctea peduncular com 42-80 cm de comprimento, brácteas ( São estruturas foliáceas associadas as inflorescências ou folhas mais ou menos modificada).




São densas ou escassamente armadas de espinhos negros ou marrom-claros; raque com 11-31 cm de comprimento, originando 39-75 raquilas, com até 27 cm de comprimento e 10-15 frutos por raquila.
Raque ( É a designação dada ao eixo central de estruturas biológicas ramificadas de folhas pinadas, e biológicas semelhantes). Frutos maduros avermelhados ou alaranjados, subglobosos, com 1,3-1,5 por 0,9-1,3 cm; mesocarpo amiláceo( Que contém fontes de amidos)




Habitat: Florestas primárias e secundárias ou áreas abertas, em terra firme. Ampla distribuição na zona de transição Amazônica-Cerrado, no Brasil e Amazônica-Andes. Acre, Rondônia, Amazônia, Mato Grosso e Pará, Bolívia Peru, Equador e Colômbia. 

Utilidades: Os frutos são comestíveis. O estirpe é usado em construções rurais e na confecção de flechas por indígenas.





Produção de Mudas: Frutifica no final das chuvas. Um kg de endocarpos contém cerca de 3.000 unidades. A germinação demora 30 dias. 


Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda.

Flora Brasileira   Aracaceae ( Palmeiras).

Autor:  Harri  Lorenzi





















Nenhum comentário:

Postar um comentário