Pau ferro

Características morfológicas:

Altura de 12-18 m dotada de copa ampla e frondosa ( bela). Tronco curto e muito ramificado, com caneluras (estrias ou sulcos verticais de secção semicircular ao longo do fuste das colunas ou pilares antigos) Fuste (espécie de pau ou mastro que serve de amparo a qualquer coisa). São longitudinais e profundas, de 50-80 cm de diâmetro, com casca delgada que desprente-se em placas finas deixando mostrar por baixo uma superfície e de cor esverdeada muito ornamental. Folhas compostas bipinadas, alternas, de 8-12 cm de comprimento com 5-7 pinas opostas de 3-4 cm de comprimento cada uma com com 6-10 pares de folíolos > Inflorescências em racemos axilares simples de 2-3 cm de comprimento> Fruto legume ( vagem) lenhoso  indeiscentes (frutos que não abrem-se espontaneamente), achatado, preto e brilhante, de 3-5 cm de comprimento, com 2-4 sementes.

Ocorrência:

Estado do Mato Grosso do Sul, na mata chaquenha do Pantanal Mato-grossense. Muito comum na Argentina, Paraguai e Bolívia.




Madeira:

Muito pesada ( densidade de 1,18 g/cm3) muito dura ao corte e difícil de trabalhar, de textura fina e homogênea muito resistente e de grande durabilidade natural. É semelhante ao ébano.

Utilidade:

A madeira é empregada principalmente para obras externas, como postes, dormentes, construções hidráulicas, vigas e armações de pontes, porteiras, mourões, currais, excelente para lenhas e carvão é muito empregada para para confecção de instrumentos musicais em geral. A casca é reputada como medicinal e fornecedora de tanino e corante. Árvore bastante ornamental, com potencial para uso na arborização paisagística.

Informações ecológicas:

É uma planta decídua (Perde parte de suas folhas) heliófita (precisa da luz do sol) seletiva xerófita (plantas que adaptadas a viver em  climas semiáridos e desérticos). Características exclusivas das matas chaquenhas (tipo de vegetação arbórea) do Pantanal Matogrossense, onde é pouco frequente e de dispersão um tanto predominantemente no interior de formações primárias abertas e aclives suaves de solos pedregosos bem drenados, salinos ricos em cálcio. Produz anualmente grande quantidades de sementes viáveis.

Floresce durante os meses de outubro-dezembro e os frutos amadurecem de agosto a outubro.

Obtenção de Sementes:

Os frutos são colhidos diretamente da árvore quando iniciarem a queda espontânea ou recolhê-los no chão após a queda, em seguida quebra-los manualmente para a retirada das sementes. Como as sementes são muito duras, devem ser escarificadas mecanicamente antes da semeadura. Um kg contém aproximadamente 12.500 sementes.



Produção de Mudas:


As sementes escarificadas são colocadas para germinação, logo que colhidas, em canteiros a pleno sol contendo substrato organo-arenoso. Em seguida deverão ser cobertas por uma camada de 0,5 cm de substrato peneirado e irrigar duas vezes ao dia. A emergência ocorrerá de 5-10 dias e a taxa de germinação geralmente é maior que 50%. O desenvolvimento das plantas no campo é considerado moderado, podendo alcançar 1,5 m de altura aos 2 anos de idade.








Fonte de pesquisa: Manual de Identificação e cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil / Autor Harri Lorenzi / Volume 01




Nenhum comentário:

Postar um comentário