Alecrim

O Alecrim é um maravilhoso tempero, ainda que raramente usado na culinária brasileira, agrada e muito o paladar europeu. É uma erva originária do Mediterrâneo (Rosmarinus officinalis). Ele é uma planta medicinal, também conhecida como Alecrim de cheiro, Alecrineiro, Alecrinzeiro ou Rosmaninho, e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e em algumas feiras livres.

Há também o Alecrim do campo, que não serve como tempero, mas é usado para lavar feridas e espantar moscas. 

Propriedades medicinais:

Muitos são os benefícios para o humor,enxaqueca, alívio da dor e Anti-inflamatório. Também indicado para fortalecer a memória, gastrite e úlcera estomacal, artrite, artrose, reumatismo, cistite, menstruação irregular, cólica menstrual e tensão pré-menstrual. 


Como plantar:

O alecrim pode ser cultivado a partir de sementes ou por estaquia. As sementes podem ser plantadas em sementeiras, pequenos vasos e outros contêineres. A germinação das sementes pode ser demorada e as plantas podem levar até três anos para se tornarem completamente desenvolvidas. As mudas de alecrim são transplantadas quando têm de 15 a 20 cm de altura. 

A colheita do alecrim para uso doméstico pode começar a partir de 90 dias após o plantio. Contudo, o ideal é que a colheita ocorra apenas a partir do segundo ou terceiro ano de cultivo, retirando-se no máximo metade dos ramos para não prejudicar muito as plantas.

Como utiliza-lo:

Como salada e como suco de folhas maceradas. Pode-se misturar óleos em partes iguais ao sulco da alecrim para várias aplicações. 





Links:

Nenhum comentário:

Postar um comentário