Janaguba

Características  morfológicas:

Altura de 3-7 m, dotada de copa rala com ramos e folhas lactescentes, caducifólia (espécies de plantas que tem folhas que caem ou folhas caducas) de tronco linheiro de 25-35 cm de diâmetro, com cascas rugosas e grossas (suberosa) de cinza amarronzada. Folhas simples, semicoriáceas, (de consistência meio rija e as folhas são dispostas aos pares) obvaladas, concentradas no ápice dos ramos, quase glabas ,ou seja desprovidas de pelos,em ambas as faces, de 8-16 cm de comprimento por 3-4 cm de largura. Flores reunidas em inflorescências terminais cimosas(tipo de inflorescências) simples ou múltiplas. frutos deiscentes (Quando os frutos abrem-se e libera suas sementes ainda na planta) com dois folículos levemente curvados e unidos pela base, de 15-20 cm de comprimento, contendo muitas sementes achatadas e membranáceas.



Ocorrência:

Litoral leste do Brasil, desde o Amapá até a Bahia na mata de restinga arbórea, sendo particularmente  frequente na Chapada do Araripe no Ceará.


Madeira:

Leve, de baixa qualidade e de baixa registência ao ataque de insetos, com cerne e alburno( é parte viva e mais clara e frágil do tronco das árvores)  indistintos.

Utilidades:

A madeira, de características mecânicas baixas. pode ser usada apenas para caixotaria leve e par lenha. a árvore é raramente cultivada, contudo muito utilizada na medicina caseira, principalmente devido ao seu latéx que é usado para o controle do câncer . a árvore de aspecto um tanto imcomum, pode ser cultivado no paisagismo.

Informações  Ecológicas:

Planta aparentemente pioneira, heliófita (precisa da luz do sol) e seletiva xerófita (é adaptada a viver em climas semiáridos e desérticos) de várias formações arbóreas de restingas e da caatinga. Apresenta pequena frequência e distribuição bem irregular, podendo ocorrer em maior densidade em algumas áreas como na Chapada Araripe no estado do Ceará.

Floresce anualmente nos meses de agosto-outubro. Os frutos amadurecem predominantemente em novembro-dezembro.

Obtenção de Sementes:

Os frutos deverão ser colhidos diretamente da árvore quando iniciarem a abertura espontânea. Em seguida deixá-los ao sol coberto com uma tela fina para secagem  e completar a abertura, evitando-se que as sementes sejam levadas pelo vento. Um kg  de semente equivale cerca de 31.500 unidades.

Produção de Mudas:

As sementes deverão ser postas para germinação logo que separadas dos frutos, em canteiros a pleno preparados com solo arno-argiloso peneirado e enriquecido de matéria orgânica. Em seguida cobri-la as sementes com uma fina camada do mesmo substrato peneirado e irrigar duas vezes ao dia. A emergência ocorrerá de 60-80 dias com uma taxa de germinação geralmente baixa. Não dispomos ainda de informação segura sobre seu desenvolvimento em condições de campo.




Fonte de pesquisa: Manual de Identificação e cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil / Autor Harri Lorenzi / Volume 01






Nenhum comentário:

Postar um comentário