Arborização Urbana

O plantio de espécies de árvores nativas em ruas, avenidas, parque, praças, ruas de nossas cidades é uma prática insignificante, a despeito da riqueza de nossa flora. Isso ocorre exclusivamente por desconhecimento de nossas espécies.

Desde o início de nossa colonização, foram trazidas de outros  países as espécies para arborizar nossas ruas e praças. Este fato foi um dos responsáveis pela quase extinção  de muitas espécies de pássaros em nossas cidades devido a não adaptação ao consumo dos frutos de espécies exóticas. Entre as espécies nativas apenas alguns tipos de ipês, a sibipiruna, o oiti, e coqueiro-jerivá são relativamente plantadas em nossas cidades. Estima-se que aproximadamente 80% das espécies cultivadas nas ruas de nossas cidades são da flora exótica.



Evidentemente nem todas as espécies de árvores da nossa flora prestam-se adequadamente para o plantio em áreas urbanas. Algumas apresentam porte muito elevado ou raízes muito volumosas, outras possuem frutos muitos muito grandes ou quebram galhos facilmente com o vento oferecendo riscos à população. A grande maioria, entretanto, pode ser plantada em praças, parques e grandes avenidas.

Para o plantio nas calçadas de ruas, principalmente sob rede elétricas, devem-se tomar muito cuidado de se escolher a espécie adequada pra evitar problemas futuros. Mesmo para essas condições extremas, existem muitas espécies nativas que podem ser plantadas. Sua principal restrição está na altura máxima quando adulta, a qual não deverá ultrapassar 8 m.



Fonte de pesquisa: Manual de Identificação e cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil / Autor Harri Lorenzi / Volume 01















Nenhum comentário:

Postar um comentário