Sapucaia ou Cumbuca-de-Macaco


Sapucaia  ou  Cumbuca-de-Macaco


É uma árvore decídua isto é perdem suas folhas numa determinada época do ano e nativa de grande porte da Mata Atlântica, atingindo de 15-25 m de altura mas, podendo chegar a 50 m na floresta.

Ocorre do Ceará ao Rio de Janeiro, com ênfase em alguns remanescentes de Mata Atlântica de estados do Nordeste, como Alagoas. A Sapucaia destacou-se junto com visgueiros, sucupiras, jacarandás, ingás e ipês, como espécies pioneiras no processo de condicionamento do solo para o recebimento de sementes de outras espécies.





 caracterizada  pela copa densa que muda de cor; suas folhas são elípticas, verdes, glabras(desprovidas  de pelos), acuminadas, alternas, com margens onduladas e serrilhadas.                                                                                                                                                          
No inverno perde as folhas, que rebrotam na primavera.
O fruto é do tipo pixídio ( seco, duro, pesado e deiscente), é de forma esférica alongada, com textura lenhosa e uma tampa que abre-se quando maduro liberando suas sementes( deiscente), as sementes são grandes e comestíveis. 

A maturarão dos frutos leva de 10-12 meses e atrai a fauna silvestre, principalmente ávidos macacos e morcegos, seus principais dispersores.




Suas amêndoas são também muito apreciadas pelos macacos daí o nome popular Cumbuca-de-Macaco. Apesar da grande importância para o ecossistema, a sapucaia, com sua madeira bastante apreciada, é das espécies da Mata Atlântica que tornaram-se raras no Nordeste pelo imenso desmatamento na região.
No litoral norte do Alagoas, essa e outras árvores da Mata Atlântica cederam lugar a extensas plantações de cana-de-açúcar.





Deve ser cultiva a pleno sol, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente.
Multiplica-se por sementes. As sementes deverão ser cobertas com 1 cm de substrato peneirado e irrigar duas vezes ao dia. A emergência das sementes ocorrerá de 40-70 dias e a taxa de germinação é moderada.
O desenvolvimento das mudas no viveiro e posteriormente no local de plantio definitivo não é muito rápido podendo ser considerado lento. As árvores jovens iniciam sua produção aos 8 a 10 anos de idade.

Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.














2 comentários: