Cagaita


Cagaita


Características Morfológicas: Altura de 4-8 m, dotada de copa alongada e densa. Tronco tortuoso e cilíndrico, de 25-35 cm de diâmetro, com casca grossa, suberosa e profundamente sulcada nos sentidos vertical e horizontal. Folhas aromáticas, curto-pecioladas, glabras, na face superior, coriáceas, com nervuras visíveis, de 4-9 cm de comprimento por 3-5 cm de largura. Flores solitárias, axilares, sobre pedúnculos de 1-2 cm de comprimento, ou reunida em fascículo axilares com  3-6 flores brancas e perfumadas. Fruto baga globosa, grande, tomentosa com polpa amarela, carnosa e acidulada, comestível, geralmente com 1-3 sementes.




Ocorrência: Bahia, Minas Gerais, Tocantins, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul, nos cerrados e cerradões de altitude.

Madeira: Pesada ( densidade de 0,82 g/cm3), dura, de textura fina a média, pouco resistente e moderadamente durável.

Utilidade: A madeira é empregada apenas localmente para pequenas obras de construção civil, para móveis rústicos, para uso externo como mourões e estacas bem como para lenha e carvão. As flores são apícolas. Os frutos são comestíveis e medicinais embora um pouco laxantes, daí a razão de seu nome popular. São também consumidos por algumas espécies de aves silvestres. A casca foi outrora muito consumida na indústria de curtume. A árvore é muito ornamental quando em flor, podendo ser empregada na arborização paisagística.





Informações Ecológicas: Planta decídua ( perdem suas folhas numa determinada época do ano), heliófita, seletiva xerófita,( são plantas adaptadas a climas desérticos e semiáridos), secundária, característica e exclusiva dos cerrados de altitude( acima de 800 m), onde é muito abundante, porém com dispersão bastante descontínua e irregular. Ocorre preferencialmente em formações primárias e em capoeirões de terrenos elevados, com solo argiloso ou arenoso bem drenados. Produz anualmente grande quantidade de sementes viáveis.




Floresce exuberantemente durante os meses de agosto-setembro, geralmente com a planta totalmente destituída de suas folhagens. Os frutos amadurecem de outubro a novembro.




Obtenção de Sementes: Os frutos são colhidos diretamente da árvore quando iniciarem a queda espontânea ou recolhê-lo no chão logo após a queda. Em seguida deixa-lo amontoados em saco plástico até a decomposição parcial da polpa para facilitar a remoção das sementes através de lavagem em água corrente. Também pode ser removida manualmente de frutos frescos. Um kg de sementes equivale a 1.600 unidades.




Produção de Mudas: As sementes são colocadas para germinar logo que são colhidas diretamente em embalagens individuais contendo substrato organo-arenoso e mantidas a pleno sol. em seguida cobri-las com uma camada de 0,5 cm do substrato peneirado e irrigar duas vezes ao dia. A emergência ocorrerá de 10-15 dias e a taxa de germinação geralmente é baixa. O desenvolvimento das plantas no campo é considerado lento.

Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas e Nativas do Brasil

Autor   Harri   Lorenzi         Volume   02    Quarta  Edição













































Nenhum comentário:

Postar um comentário