Cróton, Louro-Variegado, ou Folha Imperial


Cróton, Louro-Variegado ou Folha  Imperial


São grandes grupos de arbustos semilenhoso originário, da Índia, Malásia e Ilhas do Pacífico, de 2-3 m de altura, lactescentes, pequenas ou grandes, espessas, coriáceas, inteiras, com recortes ou torcidas, muito vistosas pelo variado colorido e formatos.




São plantas excelentes para renques ou cercas vivas também não devem ser podados para não prejudicar sua formação natural.
A planta desta-se pela coloração de suas folhas pintalgadas de verde, amarelo, vermelho, roxo, branco, laranja.




Trata-se de uma família numerosa, com diversas variedades de espécies e características diferenciadas, que podem  apresentar folhas retorcidas, ovais, afiladas, arredondadas.

Proliferação: A multiplicação é feita por estaquia ou alporquia (e um método que consiste em estimular o crescimento de raízes num ramo ou no caule principal de uma planta envolvendo um pedaço de um ramo por terra ou musgo em um pedaço de plástico ou pano umedecido). Em regiões úmidas as estacas podem ser preparadas no próprio local.

Uma forma bastante simples é colocar as estacas dentro de um frasco com água para enraizamento.
Após as estacas enraizadas, devem ser transplantadas em balaios ou vasos.




Solo: A planta é rústica, pouco exigente quanto ao tipo de solo. Porém desenvolvem-se com exuberância em solos ricos com materiais orgânicos, profundo e bem drenados.




Clima: Trata-se de uma planta adaptada para climas tropicais. Portanto deverá ser cultivada a pleno sol. A planta não tolera clima frio, em geada.
Ao manipular a planta, deverá tomar cuidado com sua seiva, pois, trata-se de uma substância tóxica que poderá provocar irritação na pele.




Os crótons podem ser cultivados em ambientes internos, desde que, a localização dos vasos receba parcialmente a luz direta do sol.
A planta é inimiga número um do ar condicionado, que além do ar frio, tira a umidade do ambiente.

Plantas Ornamentais no Brasil  Arbustivas, Herbáceas e Trepadeiras

Autor  Harri  Lorenzi  e   Hermes Moreira de Souza

Terceira  edição


























Nenhum comentário:

Postar um comentário