Embaúba-Prateada ou Embaúba-Branca



Embaúba-Prateada ou Embaúba-Branca


Características Morfológicas: Altura de 6-12 m, com tronco de 20-30 cm de diâmetro. Folhas peltadas( o pecíolo fica inserido no limbo foliar, formando uma estrutura que lembra um guarda-chuva), de 50-60 cm de diâmetro. 6-10 profundo-lobadas, coriáceas, com ambas as cobertas por denso tomento, com 20-35 cm de comprimento.

Ocorrência: Sul da Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, principalmente na floresta fluvial.



Madeira: Leve (densidade de 0,43 g/cm3). macia, de baixa resistência mecânica e baixa durabilidade.

Utilidades: Pode ser empregada na construção de objetos leves, como fósforo, caixotaria, lápis, brinquedos, aeromodelismo, tamancos,salto de calçados. A árvore é uma das mais bela da flora emprestando aspecto característico à fisionomia das matas que a contém em virtude de sua folhagem prateada que sobressai no meio verde. Esse mesmo aspecto pode ser conferido ao paisagismo, onde encontra ampla ampliação. Seus frutos são muito apreciados pela fauna.




Informações Ecológicas Planta perenifólia ( mantém suas folhas durante o ano todo) é heliófita( precisa da luz do sol) características da mata fluvial em altitudes superiores a 500 m . Sua dispersão é ampla, ocorrendo tanto na floresta primária como nas formações secundárias (capoeiras, e capoeirões). Produz anualmente grande quantidade de sementes, que ao ser inseridas por pássaros, tem poder germinativo graças à ação de seus sucos digestivos.


Floresce em mais de uma época do ano, porém com maior intensidade em outubro-janeiro. Os frutos amadurecem em julho-novembro.





Obtenção de Sementes: Os frutos são colhidos diretamente da árvore quando estiverem maduros, o que é facilmente notado pela presença de frutos mordidos pelos pássaros. Em seguida deixá-los amontoados em sacos plásticos por alguns dias para facilitar a decomposição e facilitar sua maceração em água. As sementes são preparadas filtrando-se a suspensão de frutos e deixando-se filtrado secar ao sol. Um kg de sementes equivale a aproximadamente 900.000 unidades.




Produção de Mudas: As sementes são colocadas para germinar logo que são colhidas em canteiros semi-sombreados contendo substrato argiloso. Como tratam-se de sementes pequenas, cobri-las apenas levemente com substrato peneirado, cobrindo-se o canteiro com saco de estopa. A emergência ocorre  de 20-30 dias e a germinação é baixa. O desenvolvimento das mudas, bem como das plantas no campo é rápido.

Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil

Autor   Harri   Lorenzi          Volume  01















Nenhum comentário:

Postar um comentário