Pitanga


Pitanga


Características Morfológicas: Altura de 3-5 m, de copa rala, botões florais e ramos jovens vermelho-tomentosos, de tronco tortuoso, de 15-25 cm de diâmetro, revestido por casca lisa e solta de casca pardo-amarronzada, pecíolo glabrescente de menos de 5 mm; lâmina oval oblonga, de ápice acuminado-obtuso e base atenuada, ( enfraquecido, diminuído), de margens inteiras, discolor, cartácea,( seco flexível), glabra( desprovida de pelos) em ambas as faces, de 2,5-6,0 cm de comprimento por 1,5-3,0 cm de largura, com nervuras secundárias pouco evidentes. Pedúnculos florais de 1,5-3,0 cm, nascendo em fascículos de 2-6. Fruto globoso, liso, costado, com polpa suculenta e adocicada.





Ocorrência: Espirito Santo à Santa Catarina, na floresta pluvial Atlântica de restinga.


Madeira: Pesada( densidade 1,02 g/cm3), dura ao corte, de textura fina, resistente ao ataque de organismos xilófagos ( são insetos que alimentam-se de madeira).


Utilidades: A madeira, pelas pequenas dimensões disponíveis, pode ser usada apenas para confecção de cabos de ferramentas e para lenha. Os frutos são comestíveis; a árvore, de pequeno porte e com características ornamentais, é recomendada para reflorestamentos mistos destinados à áreas de preservação, bem como para a arborização urbana.




Informações Ecológicas: Planta caducifólia (plantas que tem as folhas que caem), é heliófita ( precisa da luz do sol) e seletiva xerófita ( são plantas adaptadas a viver em climas semiáridos e desérticos), características e exclusivas das matinhas litorâneas existentes nas planícies costeiras do Sul e Sudeste do país, onde é medianamente frequente e com distribuição descontínua. O seu porte, aparentemente, diminui a medida que caminha-se para o Sul, onde não passa de um arbusto grande.


Floresce principalmente em março e abril. Os frutos  amadurecem predominantemente de setembro a novembro.




Obtenção de Sementes: Os frutos são colhidos diretamente da árvore quando iniciarem a queda espontânea, cortando-se os ramos floríferos e batendo-os sobre uma lona para derriçá-los, os quais devem ser deixados em sacos plásticos até o apodrecimento parcial da polpa para facilitar a retirada das sementes através de lavagem em água corrente. Um kg de sementes contém cerca de 4.100 unidades.


Produção de Mudas: As sementes devem ser postas para germinação logo que são colhidas em canteiros a mia-sombra contendo substrato organo-arenoso, cobrindo-as  com uma fina camada do substrato peneirado e irrigando-se duas vezes ao dia. A emergência demora de 30-40 dias, com a taxa de germinação baixa. O crescimento das plantas no campo é lento.


Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil

Autor:  Harri  Lorenzi   Volume 03      Primeira   Edição



































Nenhum comentário:

Postar um comentário