Samambaia-Prata



Samambaia-Prata


Samambaia herbácea, perene,(mantém suas folhas durante o ano todo) de folhagem delicada, da América Tropical, de 20-25 cm de altura, com frondes( são as folhas verdes e geralmente compostas das samambaias e das plameiras), aglomeradas, que partem da base da planta.




É provida de pecíolo( é um segmento da folha a prende ao ramo ou tronco, diretamente através de uma bainha; mas pode apresentar forma e comprimento variado e até mesmo faltar) é ereto em cuja extremidade inserem-se diversos folíolos( são subdivisões das folhas das plantas vasculares. São normalmente estruturas de aspectos foliáceos. digitados ou compostos, coriáceos, lanceolados ( em forma de lança, comprido), alguns denteados, com margens onduladas.




Ocorrem diversas variedades hortícolas como Albo-lineata de folíolos com uma faixa central prateada, bem como outras nas quais varia o tamanho das folhas e os recortes dos folíolos no ápice.

É cultivada em vasos mantidos a meia-sombra, em jardineiras ou em arranjos juntamente com outras plantas, contendo terra vegetal mantida úmida. Não tolera baixas temperaturas de inverno.




multiplicam-se com relativa facilidade pela divisão da planta, desde que cada uma tenha um pouco de raízes.
É adequada para ambientes internos bem iluminados sejam em vasos ou em jardins de inverno. Externamente pode ser plantadas em jardineiras ou canteiros, e em vãos entre muros ou paredes preparadas.

Plantas Ornamentais Arbustivas, Herbáceas e Trepadeiras.

Autor: Harri  Lorenzi  e  Hermes  de Souza  Terceira  edição










Nenhum comentário:

Postar um comentário