Girassol-de-Jardim



Girassol-de-Jardim

É um arbusto de textura herbácea( são plantas com caules não lenhosos, ou semilenhoso de porte variado ou planta que não tem caule), anual, de crescimento disperso, muito ramificado, de 1-3 m de altura, originário do Estados Unidos. Folhas alternas, com pecíolo longo, de superfície áspera, triangular ovaladas ou triangular-lanceoladas.




O Girassol é uma planta resistente tanto as temperaturas baixas quanto  ao calor. É cultivado em todos os continentes e de crescimento rápido e de grande importância devido a excelente qualidade do óleo comestível que extraí da semente.
O girassol gira suas folhas em busca do sol, ao longo do dia elas seguem o sol de leste a oeste. No amanhecer suas flores voltam-se para o leste, enquanto à noite elas estão voltadas para o oriente.





Inflorescências em capítulos, terminais ou axilares, com pedúnculo longo, de flores centrais diminutas, pardo-arroxeadas e externas expandidas, amarelas. É adequada a modalidade de plantio em forma isolada, ou mesmo em grupos formando maciços ou renques, a pleno sol.
Exigente em canteiro adubados com matéria orgânica e irrigados periodicamente. É tolerante ao calor subtropical.




Multiplicam-se por sementes, que podem ser postas para germinação em qualquer época do ano. Na frutificação são muito procurados por pássaros.



Plantas Ornamentais No Brasil, Arbustivas, Herbáceas e Trepadeiras.

Autor:  Harri  Lorenzi  e  Hermes Moreira de Souza          Terceira  Edição.

























Nenhum comentário:

Postar um comentário