Alfafa

É muito antiga essa planta usada na alimentação, principalmente de cavalos de raça. Ainda hoje a maneira mais fácil de se obter alfafa em quantidade para banho é num hipódromo ou haras. Em cidade do interior a alfafa será encontrada em casas que vendem rações para animais.

É uma das plantas mais usadas pela indústria para obtenção da vitamina k e clorofila. É muito indicada nos casos de anemia e deficiência em vitamina K e cálcio. Nesses casos usa-se um chá e o suco das folhas. Muito nutritivos também são os brotos de alfafa. 

Alfafa (medicago sativa), É muito rica em nutrientes essa ervazinha da família das leguminosas papilionáceas. É rica em betacaroteno vitamina C, D, E e K; cálcio potássio e Ferro.

O broto de alfafa pertence à mesma família do feijão, mas por ser pouco conhecido, muitas pessoas deixam de consumi-lo e aproveitar seus benefícios. Entre os brotos que podem ser consumidos, encontramos o de feijão, de alfafa, de quinoa, de bambu e de girassol. É importante que sejam consumidos sem cozimento ou congelamento para manter suas propriedades e benefícios.

Ajuda no emagrecimento:

O consumo regular de alfafa ajuda no emagrecimento devido, inicialmente, às baixas quantidades de calorias. Contém saponina com ingrediente ativo, que no intestino, funciona como um emulsificante de gordura, fazendo com que o corpo não absorva dessa gordura, e que a mesma seja eliminada pelo organismo.

Como fazer o chá de alfafa:

O chá de alfafa deve ser sempre feito a partir da folha seca, secada na sombra, para não murchar a folha e perder parte das qualidade terapêuticas. Deve-se tomar um copo de chá de alfafa quatro dias por semana antes do almoço.

Contraindicações e efeitos colaterais da alfafa:

O consumo da alfafa é considerado muito seguro, tanto para humanos, quanto para animais, porém deve-se evitar ingerir grandes quantidades de brotos, pois os mesmos contém alcaloides. As folhas e flores não oferecem qualquer tipo de contra-indicações.

Fonte(s):
O maravilhoso poder das plantas - Eliza Biazzi

http://www.remedio-caseiro.com/alfafa-beneficios-saude-e-emagrecimento/
http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/alfafa-medicago-sativa-beneficios.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário