Batata-Doce


Clima: É uma planta de clima quente. Não tolera geadas, e seu crescimento é prejudicado em temperaturas inferior a 10 graus.

Variedades: Recomendam-se, para a mesa, as variedades precoces Brazlândia Roxa, Brazlândia rosada, Brazlândia Branca, Coquinho, Jacareí, Princeza IAC Monalisa. A quatros primeiras variedades precoces foram criadas no Centro Nacional de Pesquisa de Hortaliças da EMBRAPA e têm resistência à broca-das-raízes.

 Escolha do Terreno: A batata-doce produz em todos os tipos de solo, porém os solos areno-argilosos, de boa qualidade e não sujeitos a encharcamento oferecem melhores condições para o bom desenvolvimento das raízes e facilidade de colheita.

Preparação e Conservação do Solo: Quando plantada em rotação com outra hortaliça, deve-se fazer a limpeza do terreno eliminando o restante da cultura anterior. A aração deve ser feita com 25-30 cm de profundidade, seguida de uma gradagem.




As leiras devem ser feitas com 30-40 cm de altura, cortando as águas e em nível. Em terreno com declividade superior a 5%, 

Correção de Acidez: Devem-se fazer análise do solo para saber a quantidade de calcário a ser aplicada.Preferir o calcário holomítico finamente moído. A planta produz bem em solos de pH 5,6 a 6,5. Usar preferencialmente o calcário holomítico finamente moído 60 dias antes do plantio. Se for calcário calcinado, a aplicção poderá ser feita até 15 dias antes do plantio.

Adubação de Plantio: Deve ser feita em rotação com outras olerícolas para aproveitamento  dos resíduos de adubos, evitando-se assim a prática da adubação.
No caso de terreno não adubado anteriormente e desde que não se disponham de resultados de análise do solo, podem-se recomendar a aplicação de 600 kg de adubos fórmula 4-16-8 ou 500 kg de superfosfato simples + 100 kg de Cloreto de Potássio por hectare.
em ambos os casos, colocam-se 15 gramas do adubo por cova ou 45 gramas por metro no fundo das leiras de plantio.

Plantio e Espaçamento: O plantio é feito por leiras ou camalhões com 30 a 40 cm de altura e no espaçamento de 80 por 30 cm.




As ramas para o plantio devem ser colhidas com antecedência e deixadas à sombra por um um ou dois dias para murcharem, evitando-se assim que se quebrem ao serem plantadas. As ramas devem ser cortadas no comprimento de 40 cm e colocadas transversalmente sobre as leiras para o plantio.
As ramas são obtidas pelo plantio da batata em viveiro ou de culturas comerciais e são plantadas a uma profundidade de 15 a 20 cm .

Época de Plantio: Nas regiões que apresentam temperatura elevada durante o ano todo, a batata-doce pode ser plantada em qualquer época, devendo-se contudo fazer a irrigação na época da seca.
Nas regiões de clima frio, o plantio deverá ser feita no final do ano, quando começa o período chuvoso. O calor acelera o desenvolvimento das plantas permitindo boa produção.






Colheita: Deverá ser feita assim que as batatas atingirem o tamanho ideal para a comercialização, o que ocorre entre 100 e 120 dias nas variedades tardias.
A colheita poderá ser feita manualmente ou mecanicamente. Após a colheita, deixar as batatas ao sol por 30 minutos a 3 horas, dependendo da intensidade do calor.




EMATER: Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do estado de Minas Gerais.





















































Nenhum comentário:

Postar um comentário