Embiruçu


Embiruçu  ou  Ibiraçu

Características  Morfológicas: Altura de 5-15 m, de copa rala, com indumento lepidoto( o que encobre, revestimento, conjunto de pêlos, escamas) castanho-escuras, de tronco curto de 30-40 cm de diâmetro, com casca grossa e suberosa (local de onde parte as raízes secundárias), fissurada( mesmo que rachado) e acinzentada. Folhas compostas palmadas( também chamada de folhas digitadas apresentam os folíolos partindo de uma base comum), de 7-9 folíolos, com pecíolo comum glabro de 11-39 cm de e peciólulo de 2,0-8,0 cm; lâmina elíptica a largamente obovada( folha em forma de ovo).


Ocorrência: Bahia e nas regiões Sudeste, Centro-oeste e Parana, na vegetação do cerrado.



Madeira: Leve de textura grosseira, de baixa resistência ao ataque de organismos xilófagos (insetos que alimentam-se de madeira)




Utilidade: A madeira, de propriedades mecânicas baixas, é indicada apenas para confecção de embalagens e brinquedos. A árvore é de características ornamentais, é recomendada para reflorestamentos mistos destinados à preservação e para o paisagismo em geral.


Informações Ecológicas: Planta caducifólia ( são folhas que caem), pioneira, heliófita( precisa da luz do sol e seletiva xerófita( plantas adaptadas a viver em regiões semiáridas) é característica e exclusiva da vegetação do cerrado de quase todo o país, onde apresenta ampla e mais ou menos contínua dispersão. Ocorre preferencialmente em solos arenosos e secos, tanto em formações primária como secundárias e áreas abertas( pastagens e beira de estradas).





Floresce de Junho a agosto, com a planta sem folhas. Os frutos amadurecem de setembro a outubro.





Obtenção de Sementes: Os frutos são colhidos diretamente da árvore quando iniciarem a abertura espontânea; em seguida deixá-lo ao sol protegido por tela fina para completar a abertura e facilitar a separação das sementes das plumas que as envolvem. Um kg de sementes contém cerca de 8.550 unidades.






Produção de Mudas: As sementes deverão ser postas para germinação logo que colhidas em canteiros a meia-sombra preparados com substrato organo-arenoso, cobrindo-as com uma fina camada de substrato peneirado e irrigando-se uma vez ao dia. A emergência  ocorrerá de 10-20 dias, com taxa de germinação geralmente superior a 50%. O desenvolvimento das plantas no campo é considerado moderado.


Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas arbóreas e Nativas do Brasil.

Autor:  Harri   Lorenzi.    Volume 03   Terceira  Edição






























Nenhum comentário:

Postar um comentário