Jacarandá Copaia ou Caroba-do-mato



Jacarandá Copaia  ou  Caroba-do-mato


Características Morfológicas: Altura de 20-30 m de altura com tronco retilíneo, de 60-90 cm de diâmetro. Copa estreita e alta. Folhas compostas bipinadas, de 70-100 m de comprimento, com 9-10 jugas; pinas com 4-6 pares de jugas imparipenadas. Frutos cápsula deiscente( são frutos que abrem-se e libera suas sementes ainda na planta).


Ocorrência: Região Amazônica, na mata alta de terra firme.


Madeira: É leve, mole, compacta, fácil de trabalhar, de baixa durabilidade em ambientes externos.


Utilidades: A madeira é própria para armação de balsas, obras internas, carpintaria, forros, cepas de calçados, caixotaria, e para o fabrico de polpa celulósica. A árvore é ornamental, principalmente quando em flor, podendo ser usada no paisagismo em geral. É muito empregada na arborização urbana e rural na região norte do país.





Informações Ecológicas: É uma planta semidecídua( perde suas folhas numa determinada época do ano), é heliófita( precisa da luz solar), características da mata de várzeas secas. É encontrada em abundância no interior da floresta densa, entretanto devido sua exigência em luz cresce de maneira esguia acima do dossel. Sua presença é facilmente notada na floresta durante o período de floração. Apresenta características de planta pioneira, pelo crescimento extremamente rápido em ambientes abertos.




Floresce durante os meses de agosto-setembro junto com a renovação das folhas. Os frutos amadurecem em janeiro-fevereiro.


Obtenção de Sementes: Os frutos são colhidos diretamente da árvore quando os primeiros iniciarem a sua abertura espontânea. Em seguida levá-los ao sol para completarem sua  a abertura e liberação das sementes, cobrir os frutos com tela durante a secagem para evitar sua perda pelo vento. Um kg contém aproximadamente 142.000 sementes, Sua viabilidade em armazenamento é inferior a 5 meses.





Produção de Mudas: As sementes são colocadas para germinação logo que são colhidas em canteiros semi-sombreados contendo substrato  organo-argiloso; cobrir levemente as sementes com substrato peneirado e irrigar delicadamente 2 vezes por dia. A emegência ocorrerá de 2-3 semanas e a germinação geralmente é alta. Transplantar as mudas para embalagens individuais quando com 5-8 cm. O desenvolvimento das mudas é rápido, com as transplantadas individuais ficando prontas para o plantio em 5-6 meses. O desenvolvimento das planta no campo é bastante rápido, atingindo facilmentes 4-5 m aos 2 anos.


Árvores Brasileiras manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil

Autor  Harri  Lorenzi         Volume  01

























Nenhum comentário:

Postar um comentário