Bacaba ou Bacabaçu



Bacaba  ou  Bacabaçu


Características Morfológicas: Altura de 1020 m, com estirpe(tronco) solitário, 20-30 cm de diâmetro.
Folhas em números de 8-10 de 3-5 cm de comprimento. Cachos de 1,0-1,5 m.


Ocorrência: Amazonas, Pará, Goiás e Mato Grosso, na floresta fluvial.


Madeira: Moderadamente pesada, dura, muito durável no seco.


Utilidades: A madeira é empregada localmente em construções rústicas como esteios, ripas, vigas, lanças, bengalas, cabos de gurda-chuvas e de ferramentas. As folhas são utilizadas pelas populações indígenas para a confecção de abanos e bolsas. Seus frutos são muito utilizados pelas populações locais para o preparo de um vinho semelhante ao do açaí, porém bastante oleoso. As amêndoas fornecem um óleo comestível de boa qualidade. Os frutos também são consumidos por várias espécies de pássaros. Apresenta potencial para o uso paisagístico em geral.






Informações Ecológicas: Planta perenifólia, ( ou seja possuem folhas persistente ou perene mantém durante o ano inteiro), é esciófita, ( é uma espécie de planta adaptada a desenvolver-se na sombra) característica da floresta primária alta, tanto na terra firme como da várzea. Entretanto após a derrubada da floresta, persiste como planta heliófita( ou seja precisa da luz do sol). É mais frequente em áreas inundáveis, onde formam populações homogêneas de grande extenções denominada bacabal.


Floresce em mais de uma época do ano predominando durante junho-janeiro. Os frutos amadurecem principalmente nos meses de janeiro-abril.





Obtenção de Sementes: Os frutos são colhidos diretamente da árvore quando iniciam a queda espontânea, ou recolhê-lo no chão após a queda. Os frutos assim obtido podem ser utilizados para a semeadura, não havendo necessidade de despolpá-los. Entretanto caso deseja-se armazená-los ou remetê-los para outros locais, é conveniente secá-los  parcialmente sem despolpá-los. Um kg de frutos assim obtidos contém cerca de 700 unidades.





Produção de Mudas: Os frutos são colocados para germinação logo que são colhidos, em canteiros  ou diretamente em recipientes individuais contendo substrato arenoso bastante rico em material orgânico e, mantidos em ambiente sombreado; cobri-los apenas levemente com substrato e irrigar duas vezes ao dia. A emergência ocorre  de 40-60 dias e, a taxa de germinação é baixa. Transplantar as mudas dos canteiros para embalagens individuais quando atingirem de 4-6 cm, as quais ficarão prontas para o plantio no local definitivo em 7-9 meses.


Árvores Brasileiras manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil.

Autor:  Harri  Lorenzi.         Volume  01
































Nenhum comentário:

Postar um comentário