Maricá ou Mimosa Bimucromata



Maricá  ou  Mimosa  Bimucromata


Características morfológicas: Planta espinhenta e muito ramificada, de 4 a 8 metros de altura, dotada de uma copa arredondada e baixa. Tronco geralmente tortuoso, com casca rugosa de cor clara, de 20 a 30 cm de diâmetro, folhas compostas bipinadas, com eixo comum ( pecíolo + raque) pubescente e canaliculado de 2 a 12 cm de comprimento. Folíolos imbricados ( é um conjunto de folhas ou de órgãos  foliáceos dispostos sucessivamente). Subcoriáceos, de 6-12 mm de comprimento. Inflorescências em panículas amplas de 15-40 cm de comprimento, compostas por racemos( é um tipo de inflorescência) de capítulos longos-pedunculados, com flores brancas.




Ocorrência: Pernambuco ao Rio Grande do Sul, na Mata Fluvial Atlântica e na floresta latifoliada semi-decídua das Bacias do Paraná e Uruguai.

Madeira: É moderadamente pesada ( densidade de 0,61g/cm3), dura e de textura média medianamente resistente e bastante durável.

Utilidades: A madeira é utilizada para marcenaria, carpintaria, para usos externos, como estacas e mourões, além de ótima lenha que produz grande quantidade de caloria muito utilizada em olaria, padarias e aquecimento de caldeiras. Muito cultivada no sul do país como cerca viva defensiva em divisa de propriedades, principalmente em terrenos brejosos. Muito florífera e ornamental, com flores perfumadas e apícolas.




Informações Ecológicas: É uma planta decídua, heliófita, seletiva higrófita, pioneira, característica e
exclusiva da planície litorânea e da mata semidecídua das Bacias do Paraná e Uruguai, onde é muito abundante em associações secundárias em solo úmidos e brejosos. Não raro forma agrupamentos puros no extrato superior. Produz anualmente abundante quantidade de sementes viáveis.

Floresce durante os meses de janeiro a março. Os frutos amadurecem em abril-junho.


Obtenção de Sementes: As vagens são colhidas diretamente da planta logo que iniciarem a separação 
 e quedas dos seus segmentos. Em deixá-la ao sol para completar a separação. Estes segmentos , contendo uma semente cada, já podem ser considerados como sementes para efeitos de semeaduras, uma vez que a retirada da verdadeira semente do seu interior é muito trabalhosa. Um kg de sementes verdadeiras contém aproximadamente 105.000 unidades.





Produção de Mudas; As sementes ( segmentos das vagens) são colocadas para germinação logo que são colhidas, em canteiros de semeadura a pleno sol contendo substrato arenoso. A emergência ocorrerá de 2-4 semanas e a taxa de germinação geralmente é elevada. O desenvolvimento das plantas no campo é considerado muito rápido.


Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil.

Autor:  Harri  Lorenzi    Volume  02    Quarta  edição.

Instituto  Plantarum  de  Estudos  da  Flora Ltda



















Um comentário:

  1. Existe bte. aqui no Rio G. do Sul, nas barrancas dos rios. O cantor, compositor Gaúcho Gustavo Rodrigues compôs uma linda melodia; Flor de Maricá.

    ResponderExcluir