Criúva ou Urze-de-Eucalipto



Criúva ou Urze-de-eucalipto


Características Morfológicas: Altura de 3-6 m, dotada de copa irregular e aberta, com raminhos delgados, cilíndrico, mais  ou menos foliosos, glabros ou pubescentes,( ou seja ode ser coberto de pelos ou não) de tronco curto e bastante tortuoso, de 20-30 cm de diâmetro, com casca muito grossa e suberosa, profunda e irregularmente sulcada, de cor acinzentada. Folhas simples e opostas ou verticiladas, com pecíolo um tanto flexível, canaliculado na parte superior, de 1-2 cm de comprimento: lâminas lanceoladas e oblongas com ápice acuminado, por 1,0-2,6 cm de largura. Inflorescências racemosas axilares e subterminais, pubérulas, de brácteas subuladas, com flores de cor variando do branco a amarelada até avermelhada. Fruto do tipo cápsula, globosos e glabros.





Ocorrência: Minas Gerais e Rio de Janeiro até o Rio Grande do Sul, nos campos do Planalto Meridional.


Madeira: É moderadamente pesada ( densidade de 0,69 g/cm3), de textura grossa, de baixa durabilidade quando exposta.


Utilidades; A madeira pode ser usada apenas para a produção de lenha e carvão. A casca fornece cortiça e a árvore fornece atributos ornamentais que recomendam para uso paisagístico em geral.





Informações ecológicas; É uma planta heliófita ( precisa da luz do sol) e seletiva xerófita( são plantas adaptadas a viver em climas semiáridos e desérticos), é também uma planta decídua( perdem suas folhas em uma determinada época do ano) característica e exclusiva da zona dos campos de altitude do Planalto Meridional, onde apresenta restrita e inexpressiva dispersão. Também na orla dos capões e matinhas abertas do planalto e nas pequenas elevações rochosas de todo o sudoeste do Rio Grande do Sul, porém sempre em terrenos bem drenados e pedregosos.


Floresce em novembro e dezembro junto com o surgimento das novas folhas. Os frutos amadurecem em fevereiro-março.


Obtenção de Sementes; Os frutos devem ser colhidos diretamente da árvore quando iniciarem a abertura espontânea, cortando-se as inflorescências inteiras e deixando-as secar à sombra sobre uma lona até completar a abertura e liberação das minúsculas sementes. Um kg contém cerca de 500.000 unidades.





Produção de Mudas: As sementes deverão ser postas para germinação em canteiros separados com substrato organo-arenoso bem fino( peneirado), deixando-as sem cobrir e irrigando-se duas vezes ao dia. A emergência demora de 60-70 dias e a germinação é superior a 20%. O desenvolvimento das mudas, bem como das plantas no campo é considerado bastante lento.


Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil


Autor:  Harri  Lorenzi      Volume  03    Primeira  Edição.























Nenhum comentário:

Postar um comentário