Flor-de-Lis-da-Sibéria
É uma planta herbácea entouceirada, em tufos, compacta, com rizoma delgado e raízes fibrosas, ereta, de 30-60 cm de altura, da Europa e Ásia ( Sibéria). Folhas não rijas, lineares, semelhantes as de gramínea.
Possuem flores com segmentos azul-brilhantes, sobre hastes elevadas acima das folhas, formadas no verão. Ocorrem variedades hortícolas( cultivares) Alba ( de flores brancas) Variegata ( de folhas verde-amarelas), Acuta ( de folhas maiores do que as da espécie típica.
A flor-de-Lis é muito associada à monarquia francesa, particularmente ligada com o rei da França. A palavra lis de fato, é um galicismo que significa Lírio oi íris, mas também pode ser uma contração Louis.
A flor de Lis é o principal símbolo do escotismo mundial, a origem deve-se a utilização da mesma em cartas náuticas representando o norte com sua ponta, assim como a rosa-dos-ventos além de ser o símbolo da monarquia francesa desde o século X11.
É cultivado em grupos formando conjuntos densos e em bordaduras, preferindo canteiros bem fertilizados, com cobertura morta, espessa, mantidos sempre umedecidos. Aprecia o frio, sendo indicado apenas para o cultivo em regiões de altitude na porção sul do país.
Multiplicam-se por divisão do rizoma.
Plantas Ornamentais no Brasil Arbustivas, Herbáceas e Trepadeiras
Autor Harri Lorenzi e Hermes Moreira de Souza Terceira edição
Nenhum comentário:
Postar um comentário