Planta-Mosaico ou Fitônia


Planta-Mosaico ou Fitônia


São plantas herbáceas ou seja ( plantas de caule macio ou maleável normalmente rasteiro, podendo ser cortado apenas com a unha ou seja, sem caule lenhoso).
É também reptante ( é um termo botânico que refere-se ao modo como algumas plantas crescem emitindo brotos de maneira rastejante bem junto ao solo ou ao seu hospedeiro geralmente formando um tapete). É perene de3 folhagem vistosa, originária do Peru, de 10 a 15 cm de altura.




folhas verdes-escuras ou claras com distintas redes de nervuras vermelho-escuras. A variedade hortícola Argyroneura é semelhante porém com nervuras brancas.

Possuem flores pequenas de cor amarelada, sem importância decorativa.

É uma planta delicada que pode ter suas folhas queimadas pelo sol direto, como toda planta necessita de um pouco de sol para viver, logo o ideal é criá-lo dentro de casa mesmo, porém em um local claro.




Cultivada em vasos ou como forração em canteiro a meia-sombra, contendo solo fértil e rico em húmus, permeáveis e mantidos umedecidos através de irrigações periódicas. Plantas tipicamente tropical, não tolera frio.




Utilize um solo equilibrado com areia e adubo orgânico para auxiliar tanto a drenagem quanto prover nutrientes para o crescimento da planta.
Quanto a irrigação não deve-se encharcar a planta para evitar a proliferação de fungos, porém é importante umedecer diariamente seu solo.

Multiplicam-se com relativa facilidade por pedaços de ramagem rasteira muitas vezes já enraizada, ou por estacas preparadas após o florescimento.

Plantas Ornamentais no Brasil, Arbustivas, Herbáceas e Trepadeiras.

Autor  Harri  Lorenzi  e  Hermes Moreira de Souza   Terceira edição
















Nenhum comentário:

Postar um comentário