flor-Estrela, estapélia


Flor-Estrela, Estapélia

É uma planta herbácea ( ou seja, possui caule não lenhoso ou semilenhoso de porte variado ou não possui caule).É suculenta e não possui folhas, semelhante a cacto, com hastes verdes, prostradas, aglomeradas, quadrangulares, denteadas nos ângulos, de 15-20 cm de comprimento, originária da África do Sul.




Flores solitárias ou em grupos de 2-3 formadas na base das haste quando em botão semelhante a balões piramidais, inflados, de cinco faces, verde-claros, com pedúnculo longo. Aberta tem um odor desagradável que atrae mosca varejeira e tem a forma de uma grande estrela marrom avermelhada, com cílios nas margens.




Cultivada geralmente em vasos dispostos em locais ensolarados, ou diretamente no chão em grupos, principalmente em jardins de pedra, com terra leve, bem drenada, mantida levemente umedecida. Ela forma bonitas touceira de até 20 cm que espalham-se rapidamente. O solo deverá ser preparado com uma parte de areia, uma de terra vegetal, e uma de composto orgânico e regado periodicamente, sem encharcar.




Se quiser tirar mudas, corte um segmento do caule com um estilete limpo e deixe a estaca secar por 2 dias, para cicatrizar o ferimento. Quando a área de corte estiver seca, plante a muda em terra e composto orgânico misturado e mantenha o substrato molhado.
Em poucos dias surgirão as raízes e logo a muda soltará brotos.


Plantas Ornamentais no Brasil Arbustivas, Herbáceas e Trepadeiras.

Autor: Harri Lorenzi e  Hermes Moreira de sousa Terceira edição.












Nenhum comentário:

Postar um comentário