Congéia ou Côngea


Congéia ou  Côngea

É uma planta trepadeira lenhosa, muito vigorosa, originária da Índia e Malásia, de folhas elíptico-ovaladas, tomentosas, de ramagem  numerosa e bastante densa.
As flores formam-se em ramos desprovidos de folhas, em grande quantidade, de cor branca, pequena, quase desapercebidas, porém providas de brácteas( São estruturas folíaceas associadas às inflorescências. Tem origem origem foliar e a função original de proteger a inflorescências ou as flores em desenvolvimento). São rosa-arroxeadas que formam uma massa densa e espetacular de inflorescências bastante duráveis, formadas no fim do inverno e primavera.




A congéia é uma trepadeira muito vigorosa e exuberante, com textura delicada. Apesar de tropical, ela encaixa-se em diferentes estilos de jardins, e podem cobrir cercas, grades, caramanchões, pérgolas, pórticos e coroar muros. Também pode ser conduzida como arbusto e cerca-viva.
As podas realizadas após o florescimento, auxiliam na formação e contenção da planta e estimulam seu adensamento.




Os ramos da congéia podem ser ainda utilizados como flor-de-corte em buquês e arranjos florais.




Deve ser cultivada a pleno sol, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e irrigado periodicamente. Para o plantio em renques recomenda-se a distância mínima de um metro entre as plantas. Trepadeira tipicamente tropical aprecia o calor e não tolera geadas ou nevascas. Em país de clima temperado deve ser protegida no inverno por estufas.

Plantas Ornamentais no Brasil, Arbustivas, Herbáceas e Trepadeiras

Autor  Harri  Lorenzi  e  Hermes  Moreira de Souza  Terceira edição












Nenhum comentário:

Postar um comentário