Cheflera, árvore-guarda-chuva



Cheflera  ou árvore-guarda-chuva


É uma planta nativa de florestas tropicais úmidas da Indonésia, e Oceania, apresenta tronco ereto, único e pouco ramificado, e raízes agressivas e superficiais, que afloram a superfície do solo nas árvores mais velhas. É também um arbusto semi-lenhoso, com aspecto de entouceirado com altura de 5-7 m de folhagem ornamental. Suas folhas são grandes compostas, digitadas, glabras, com 9 folíolos elípticos a ovalados, brilhantes, de cor verde escura e textura semelhante ao couro.





As inflorescências são terminais, vermelhas, vistosas, com flores pequenas de cor vermelha e surgem no final da primavera e início do verão despontando acima das folhagens com longas divisões recoberta por mais de mil flores pequenas. Os frutos que seguem-se são globosos, pequenos e de cor vermelha, contendo de 10 a 12 sementes com formato de rim.
Tanto as flores como os frutos são muito atrativos para aves silvestres, que banqueteiam-se com o néctar abundante e polpa suculenta. A dispersão é feita pelos pássaros e as sementes são capazes de germinar nos galhos de outras árvores tornando-se epífitas.





As plantas jovens são cultivadas em vasos para interiores ou terraços. É também utilizadas na composição de jardins, isolada ou formando conjuntos. 
Pode ser cultivada sob o sol pleno ou a meia-sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente no primeiro ano de implantação ou caso esteja em vaso.
É uma planta muito rústica que dificilmente adoece. É tolerante ao frio e a curtos períodos de estiagem. Não tolera geadas fortes, por isso deve-se evitar planta-las em jardins de clima temperado.


Fonte de Pesquisa; Plantas ornamentais no Brasil Arbustivas, herbáceas e trepadeiras.

Autor; Harri  Lorenzi  e  Hermes Moreira de Souza.   Terceira  edição.






4 comentários:

  1. Minha mae plantou uma arvore desta mas ela da uma flor direrente. Parece um espirro amarelado e pequeno. Gostaria de saber se e a mesma Brassaia.

    ResponderExcluir
  2. https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1392783942-promoco-de-sementes-cheflera-gigante-schefflera-actinopha-_JM?quantity=1#position=6&type=item&tracking_id=315bf035-1ac5-4d0f-9a1f-f4a7b9f1ae53

    achei

    ResponderExcluir