Faveiro ou Barbatimão




Faveiro   ou   Barbatimão



Características Morfológicas: Altura de 4-18 m , dotada de copa frondosa( cheia de vida, bela) e baixa, com ramos novos lenticelados e pubescentes( coberto de pelos finos) lenticelados ( são órgãos de arejamento encontrados nos caules ou pequenos pontos de ruptura que aparecem como orifícios na superfície do caule). de tronco curto, de 30-40 cm de diâmetro, revestido por casca rugosa e castanho-acinzentada. Folhas bipinadas de 30-40 cm de comprimento, com 5-8 pares de pinas alternas e opostas, com pecíolo comum de até 13 cm, cada pina com 10-20 pares de folíolos; lâmina do folíolo cartácea ( sensível, flexível), oval e oblonga, glabrescente( desprovidas de pelos) de 2-3 cm de comprimento por 1,0-1,6 cm de largura. Inflorescência paniculado-corimbosa de 2-20 cm de comprimento, compostas de espigas curta reunidas em corimbos (é uma  modalidade da inflorescência em que os pedúnculos florais, nascendo à diversos níveis da haste elevam-se todos à mesma altura).de 5-6 cm de comprimento, com flores amarelas. Frutos legume achatado, indeiscentes( são os frutos que não abrem-se espontaneamente), de 8-15 cm de comprimento.





Ocorrência: Região do Baixo Amazonas, Nordeste e Centro-Oeste, nos cerrados e cerradões, matas ciliares da região do semiárido e campos.


Madeira: Pesada( densidade de 0,80g/cm3), é macia ao corte, de textura grossa de boa resistência ao apodrecimento.


Utilidades: A madeira, de características mecânicas médias, é indicada para obtenção de lâminas desenroladas para compensados, lâminas faqueadas decorativas, móveis simples, painéis e tábuas. A árvore fornece ótima sombra, sendo recomendada para o paisagismo rural.


Informações Ecológicas: Planta pioneira, heliófita ( precisa da luz solar) e seletiva higrófita( gosta de umidade) é características de formações secundárias abertas, onde sua frequência chega a ser elevada em algumas regiões, porém bastante descontínua ao longo de sua faixa de distribuição.





Floresce principalmente de janeiro a março na região Nordeste do país, onde é mais abundante. Os frutos amadurecem em junho-julho.


Obtenção de Sementes: Os frutos(vagens) são recolhidos no chão após queda espontânea; em seguida devem ser deixados secar ao sol para facilitar a abertura manual e retirada das sementes. Um kg equivale cerca de 3.100 unidades.





Produção de Mudas: As sementes possuem tegumento muito duro e devem ser escarificadas mecanicamente para melhorar sua germinação antes da semeadura; em seguida deve ser posta para germinação em canteiro a meia-sombra preparados com substrato organo-arenoso cobrindo-as com uma fina camada do mesmo substrato peneirado e irrigando-se uma vez ao dia. A emergência ocorrerá de 60-80 dias e a taxa de germinação é baixa mesmo com sementes escarificadas. O desenvolvimento das plantas no campo é considerado lento.



Árvores Brasileiras: Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil.

Autor:  Harri  Lorenzi.    Volume   03       Primeira  Edição.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário