Coroa-de-espinho ou Coroa-de-Cristo



Coroa-de-Espinho  ou  Coroa-de-Cristo


É um arbusto  semi-herbácea espinhoso muito difundido no Brasil, onde é utilizado como planta ornamental e como proteção em cercas vivas. É também conhecido como colchão-de-noiva originário de Madagascar, é uma planta perene que pode chegar até 2 m de altura, suas folhas são alternadas, glabras ( desprovidas de pelos) membranosas, simples, espatuladas ( forma de espatula bem fina) com pecíolos longos ou curtos.





Possuem inflorescências ramificadas, com flores dispostas duas a duas, com brácteas vermelhas ou amareladas, formadas durante o ano todo, existe também uma forma de bráctea branca.
As flores são unisexuais, reunida em inflorescências do tipo ciátio ( consiste numa inflorescência formada por um invólucro de brácteas geralmente com um ou mais nectário evidente) que envolve um conjunto de pequenas flores.





É cultivada a pleno sol, em bordaduras e é excelente para promover barreira física, podendo ser efetuada podas quando necessário. Adaptam-se facilmente depois de estabelecidas em solos fracos e com pouca água. Seu manuseio deverá ser sempre realizado com luvas grossas e com bastante cuidado devido à presença de numerosos espinhos.






Fonte de Pesquisa:  Plantas Ornamentais no Brasil Arbustivas, herbáceas e Trepadeiras.

Autor:  Harri  Lorenzi  e  Hermes Moreira  de  Souza.

Terceira  Edição.







Nenhum comentário:

Postar um comentário