Poinsétia ou Bico-de-Papagaio



Poinsétia ou Bico-de-Papagaio



É um arbusto semi-lenhoso, leitoso, originário do México, de 2-3 m de altura. Folhas membranacéas, algumas vezes variegadas, decíduas em invernos mais acentuados.
No inverno formam-se brácteas ( são estruturas associadas as inflorescências da angiospermas, são folhas modificadas que apresentam coloração viva e variada que funcionam atrativos para os polinizadores. Elas ocorrem nas plantas que possuem flores muito pequenas.
As brácteas são estruturas derivadas das folhas e ocorrem no momento da floração  e formação dos frutos ou sementes).





As plantas prestam-se para formação de renques ( conjunto de indivíduos ou coisas dispostas de forma alinhada ou barreira viva). ou conjunto de plantas isoladas, podendo ser podadas para formar ramagem mais compacta. Está sendo amplamente utilizada em vaso como planta típica de Natal. É uma planta tropical , e não tolera geadas.




Multiplicam-se facilmente por processo de estaquia, preparadas no final do inverno.





Era utilizada para a produção de tintas usada na cosmética e tingimento de tecidos além de usarem a sua seiva na produção de medicamentos contra a febre. Ainda hoje utilizam-se ai as poinsétias de brácteas esbranquiçadas para a produção de cremes depilatórios.

Perigo: A seiva leitosa da planta, é constituída por um tipo de látex irritante, em contato com a pele e mucosas provoca inflamações e dor, pode causar irritação nos olhos, lacrimejamento, inchaço e dificuldades na visão.


Fonte de Pesquisa:  Plantas Ornamentais no Brasil Arbustivas, Herbáceas e Trepadeiras.

Autor;  Harri Lorenzi  e   Hermes Moreira de Souza   Terceira Edição.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário