Jacarandá ou Caroba



Jacarandá ou Caroba



Características Morfológicas: Altura de 4-10 m com ramos lenticelados  e claros. Tronco cilíndrico, de 20-30 cm de diâmetro. Folhas bipinadas, com 17-31 pinas, cada pina com com 30-50 folíolos sésseis ( que não possui pecíolo ou haste de suporte, inserindo-se diretamente num órgão principal) de extremidade obtusa, de 1,4 cm de comprimento. Inflorescências em panículas abertas, com flores de cálice com 5 lobos profundos ( é a porção arredondada de um órgão)




Ocorrência: Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Bahia, Pernambuco, e sul do estado do Maranhão, Piaui e Pará, no cerrado.


Madeira: Moderadamente pesada ( densidade de 0,65 g/cm3), macia, de textura fina, moderadamente resistente e pouco durável.


Utilidades: A madeira é utilizada apenas para forros, caixotaria e para a confecção de peças leves, bem como para lenha e carvão. A árvore é extremamente ornamental quando em flor, podendo ser utilizada com sucesso no paisagismo, o que até no momento, tem sido ignorado por todos.





Informações Ecológicas: Planta decídua e heliófita, característica dos cerrados e campos cerrados do Brasil Central, onde em algumas regiões. Produz anualmente grande quantidades de sementes viáveis, amplamente dispersas pelo vento.


Floresce exuberantemente durante os meses de agosto-setembro com as plantas totalmente despidas de suas folhagens. A maturação dos frutos ocorrem em julho-agosto.


Obtenção de Sementes: os frutos são colhidos diretamente da árvore quase maduros, o que é facilmente verificado quando passam da cor verde para o pardo e iniciam a abertura espontânea. 
Em seguida deixá-los secar a sombra até sua completa abertura e a liberação das sementes. Um kg de semente contém aproximadamente 35.000 unidades.





Produção de Mudas: As sementes são colocadas para germinação, logo que são colhidas, em canteiros semissombreados contendo substrato argilo-arenoso. Em seguida cobri-las levemente com uma fina camada de substrato peneirado e irrigar duas vezes por dia. A emergência ocorrerá de 8-15 dias e a taxa de germinação geralmente é elevada. Transplantar as mudas  para embalagens individuais  quando com 4-6 cm e daí para o local definitivo com 5-6 meses. Seu desenvolvimento no campo é considerado rápido, podendo, podendo atingir mais de 2 m de altura aos 2 anos.


Fonte de Pesquisa:  Árvores Brasileiras, Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil.
Autor:  Harri Lorenzi.     Volume 02         Quarta  Edição









  

5 comentários:

  1. esta arvore eu acho que é a carobinha,existe a rasteira e a arvore. esta planta tem um alto valor medicinal, ela não da flores na arvore toda as vezes num galho só e a arvore fica pequena tronco fino muito pouca sombra mas deve ter varias espécies. lembro que certa vez eu estava com muita alergia e uma mulher pegou um quilo de açucar e misturou com as folhas de carobinha ficando ela esverdeada não sei se ela macetou ou torrou, só sei que a pele ficou limpa e não voltou mais o problema. este é o link do doutor jaime bruning falando desta e outras plantas considerada com alto poder curativo ou seja plantas que tem mais de 40% de poder curativo é uma vidio aula imperdível https://www.youtube.com/watch?v=_VFrm_g221Q

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Lázaro. As plantas realmente tem um poder maravilhoso. Um abraço.

      Excluir
  2. Mas onde está a resposta?É jacarandá ou caroba?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo a caroba (Jacaranda micrantha) é uma planta medicinal nativa do Brasil também conhecida como caroba-roxa, carobinha e jacarandá. Um abraço.

      Excluir
  3. Acarobaserve pra remédio que tipo de doença tenho um pé ta cheia de flores roxa

    ResponderExcluir