Paineira Crespa

Características morfológicas:

Altura de 7-20 m, dotada de copa arredondada, com ramos e troncos aculeados de 50-80 cm de diâmetro, revestido por casca pouco suberosa. Folhas alternas, compostas palmadas, com 5-7 folíolos, de pecíolo comum glabro (desprovido de pêlos) com lâminas dos folíolos elípticas. de ápice acuminado e base cuneiforme, membranácea, glabrescente em ambas as faces,  de margens  serreadas quase desde a base, os basais de 4-6 por 1,5-2,2 cm, os demais de 7-14 por 2,5-5,0 cm. Inflorescência em panículas ou racemos terminais, de  20-26 cm de comprimento, com pedicelos de 1-3 cm, com flores grandes de pétalas róseas, estreitas e de margens onduladas. Fruto cápsula elipsoide deiscente.





Ocorrência: 

Rio de Janeiro, na mata pluvial atlântica de altitude e meia encosta situada entre 300 e 600 m de altitude.

Madeira:  

Leve, macia ao corte, de textura grosseira, de baixíssima resistência ao ataque de organismos xilófagos ( são insetos que alimentam-se de madeira).

Utilidades: 

A madeira, de características mecânicas baixas porém, de grande tamanho, é indicada para confecção de canoas, cochos,cepas de tamanco, gamelas e embalagens. A árvore possui reflorescimento exuberante sendo recomendada para o paisagismo em geral.

Informações ecológicas: 

É uma planta pioneira, caducifólia (perdem suas folhas em uma determinada época do ano). Heliófita ( precisa da luz solar) e seletiva higrófita ( precisa da umidade), características da mata fluvial de encostas do Rio de Janeiro, onde é pouco frequente; adaptadas a áreas abertas, é encontrada com grande frequência sob cultivo e subespontânea na região da depressão central do Rio Grande do Sul, principalmente em Porto Alegre.

Floresce principalmente em março-abril. Os frutos amadurecem predominantemente em setembro-outubro.






Obtenção de Sementes: 

Os frutos devem ser colhidos diretamente da árvore quando iniciarem a abertura espontânea; em seguida deixá-lo secar ao sol para completar a abertura e facilitar a retirada e limpeza das sementes que estão em volta por plumas brancas. Um kg de sementes contém aproximadamente cerca de 9.700 unidades.





Produção de Mudas:  

As sementes devem ser postas para germinação logo que colhidas em semi sombreados contendo substrato organo-arenoso, cobrindo-as com uma fina camada do mesmo substrato peneirado e irrigando-se uma vez ao dia. A emergência ocorrerá  de 10-15 dias e a germinação geralmente é total. O desenvolvimento das plantas no campo é considerado bastante rápido, podendo atingir mais de 2 m de altura aos 2 anos de idade.


Fonte de Pesquisa:  Árvores Brasileiras, Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas do Brasil   Volume 03  Primeira Edição
Autor:  Harri  Lorenzi 

















Nenhum comentário:

Postar um comentário