Paineira Branca


Características morfológicas:

Altura de 26-28 m de copa globosa, de ramos novos, glabros ( desprovidos de pêlos), com tronco ereto, de 40-60 cm de diâmetro, revestido por casca acinzentada, estriada e coberta de acúleos de 1-2 cm é um processo epidérmico usualmente pontiagudo, que destacam-se com facilidade. Eles ocorrem em vários órgãos da planta. Folhas compostas palmadas, geralmente com 5 folíolos largo-elíptica ou com pecíolo comum de 2,5-10,5 por 1,5-4,5 cm, nervação inconspícua. Flores axilares ou terminais, solitárias ou em grupos de 2-3, com pedúnculo glabro de 
2-4 cm, com estames fundidos. Fruto cápsula elipsoide, lisa, contendo sementes envoltas por plumas brancas.


Ocorrência: 

Região sul da Bahia, na floresta pluvial Atlântica de tabuleiro, onde parece ser endêmica.

Madeira: 

Leve ( densidade 0,46 g/cm3), macia ao corte, de textura grossa,  de baixa resistência ao ataque de organismos xilófagos.

Utilidade:  

A madeira, de características mecânicas baixas, é indicada apenas para contra placados, miolo de portas e para confecção de brinquedos e embalagens. A árvore, é muito ornamental quando em flor e de rápido crescimento, pode ser usada no paisagismo de parques e grandes jardins e principalmente para a composição de reflorestamentos mistos.




Informações Ecológicas:

Planta perenifólia (folha persistente mantém durante o ano inteiro) heliófita ( precisa da luz solar) ou esciófita (espécie adaptada a desenvolver-se na sombra), seletiva característica e exclusiva da floresta pluvial Atlântica do sul da Bahia, onde apresenta ampla dispersão, contudo muito irregular e descontínua no seu padrão de distribuição. Ocorre principalmente no interior da floresta densa sobre terrenos de encosta bem drenados.


Floresce principalmente de março a maio. Os frutos amadurecem predominantemente em outubro e novembro.






Obtenção de Sementes:

Os frutos são colhidos diretamente da árvore quando iniciarem a abertura espontânea; em seguida devem ser deixados ao sol  protegidos por tela fina para completar a abertura e facilitar a separação manual das sementes envoltas pelas plumas. Um kg de sementes contém cerca de 5.700 unidades.






Produção de Mudas:

As sementes devem ser postas para germinação logo que são colhidas em canteiros a meia-sombra preparados com substrato organo-arenoso, cobrindo-as com uma fina camada do substrato peneirado e irrigando-se duas vezes ao dia. A emergência ocorrerá de 10-20 dias, com  a taxa de germinação geralmente superior a 80%. O desenvolvimento das plantas no campo é considerado rápido.



Fonte de Pesquisa: Árvores Brasileiras, Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil.
Autor:  Harri  Lorenzi
Volume  03  Primeira Edição





Nenhum comentário:

Postar um comentário