Alporquia



Alporquia


Alporquia: É também chamado de alporque, é um método de reprodução assexuada de plantas, provocando a formação de raízes adventícias num ramo de uma planta já enraizada.

Método: Consiste em estimular o crescimento das raízes ou no caule principal de uma planta envolvendo um pedaço de ramo por terra em pedaço de plástico ou ramo umedecido. Após algum tempo formam-se as raízes, e ramo pode ser destacado para ser plantado. 
Para que o método seja efetivo é necessário interromper o fluxo descendente da seiva, mediante a retirada prévia de um anel da casca da planta ( anel de Malphighi) ou colocando um anel de arame metálico no local desejado para as raízes futuras.





O processo pode ser acelerado com a ajuda de hormônios ou pro-hormônios enraizantes tais como:
Ácido Indol-butílico ( IBA) ou com Cloridrato de Tiamina.







Plantas indicadas para alporquia: Azaléia, cerejeira, cipreste, pitangueira, romã, jaboticabeira, camélia, laranjeira, macieira, roseira, dracenas, comigo-ninguém-pode, ficus, cróton, pinheiros, e filodendro.



Exemplos de Alporquia




Alporquia em garrafas Peti





O método de alporquia é um dos métodos mais antigos usados para reprodução de plantas. É recomendado para multiplicação de espécies que  produzem caules, e ramos rijos e lenhosos ou que sejam difíceis de enraizar por estacas de galhos.

Uma das grandes vantagens deste método é que o funcionamento vegetativo da planta não é prejudicado, de forma a preservar e até favorecer a planta mãe.







Quando pretende-se usar o método para obtenção de novos exemplares recomenda-se selecionar ramos laterais para a operação. Por outro lado, quando, a intenção for controlar a altura, deve-se fazer o alporque na extremidade do caule principal.


Processo da Alporquia

* Com uma faca ou canivete, faça dois cortes logo abaixo da ultima folha do tronco ou ramo escolhido. Retire a casca entre os cortes, tomando cuidado de não danificar a parte interna do caule.



* Logo em seguida, pincele a parte que foi  descascada com pouco de pó de hormônio enraizador.




* Amarre um plástico ao redor do caule logo abaixo do corte, formando uma espécie de saco.
* Encha o saquinho plástico com esfagno ( é um tipo de musgo que consiste em um emaranhado de pequenos e finos galhos, com diminutas  folhas em volta.)




O esfagno deve ser umedecido apertando-o até o bem ao redor do corte de forma que fique totalmente coberto.
* Feche o saquinho, amarrando-o com um barbante ao redor do caule.
* Coloque o vaso sobre um prato com pedrinhas e água, mantendo-os num ambiente quente e úmido.
Após algumas semanas, as raízes começarão a surgir através do esfagno. Retire o plástico e corte o caule logo abaixo da bola de esfagno, usando uma tesoura de poda e fazendo um corte horizontal.
* Prepare um novo vaso com uma mistura de solo adubado e plante a nova muda imediatamente. Mantenha o esfagno no local, para não danificar as novas raízes, regue em seguida.


Fonte de Pesquisa: Wikipédia, a enciclopédia livre.











Nenhum comentário:

Postar um comentário