Castanha-do-maranhão, mamorana ou cacau-selvagem



Castanha-do-maranhão, mamorana ou cacau-selvagem


Características morfológicas: Altura de 4-6 m, de copa rala, com tronco liso de 30-40 cm de diâmetro. Folhas compostas digitadas, de 5-7 folíolos esparsamente pubescentes, de 10-27 cm de comprimento. Flores solitárias ou em pequeno número, com longos estames de cor esbranquiçadas. Os frutos são cápsulas elipsóides, deiscentes, contendo muitas sementes (castanhas) arredondadas de cor marrom e de cerca de 2 cm de diâmetro. 


Ocorrência: De Pernambuco ao Rio de Janeiro, na floresta pluvial atlântica.


Madeira: Muito leve, mole, de tecido frouxo, de baixa durabilidade natural.


Utilidades: A madeira pode ser empregada para confecção de objetos leves, como caixotaria, réguas, brinquedos, etc. A planta apresenta características ornamentais, principalmente pela coloração verde do tronco e pelo porte delicado; pode ser empregada com sucesso na arborização de ruas estreitas, onde já vem sendo esporadicamente utilizadas. É muito cultivadas nas regões litorâneas como cerca viva, devido à facilidade com que suas estacas regeneram uma uma nova planta. 
As castanhas são comestíveis, principalmente torradas; são também usadas para adulterar o cacau. Pode ser empregada em plantios mistos de áreas degradadas de preservação permanente.






 Informações ecológicas:planta perenifólia, heliófita. seletiva higrófita, características de mata pluvial atlântica. Ocorre principalmente em formações secundárias situadas em várzeas aluviais início de encostas. É rara no interior da mata primária densa.




folhas compostas digitadas de 5-7 folíolos


Fenologia: floresce a partir do final de setembro até novembro. A maturação dos frutos ocorre no período de janeiro-fevereiro.







Obtenção de sementes: Os frutos são colhidos diretamente da árvore quando iniciarem a abertura espontânea, ou recolher as sementes no chão após a queda. 
Após a colheita dos frutos na árvore leva-los ao sol para completarem a abertura e liberação das sementes. Um kg contém aproximadamente 380 unidades.







Produção de Mudas: colocar as sementes para germinação, logo que colhidas e sem nenhum tratamento, diretamente em recipientes individuais contendo substrato organo-arenoso. A emergência ocorrerá de 5-10 dias e, a germinação é total. O desenvolvimento das mudas é bastante rápido, podendo ser levada para plantio no local definitivo em menos de 4 meses. O desenvolvimento das plantas no campo também é rápido.


Árvores Brasileiras  Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil


Volume  01    Quarta  Edição                       Harri  Lorenzi




















Um comentário:

  1. Esta planta também pode ser plantada por estaquia,igual se planta Pé de amora !
    No Vale do Ribeira muitos Sitiantes,pegam galhos e os fincam junto aos Moirões e quanto elas crescem,eles eliminam os mourões antigos e as deixam no lugar,formando uma cerca viva e diminuindo o trabalho de manutenção das cercas !

    ResponderExcluir