Amesclinha



Amesclinha


Características morfológicas: Altura de 6-10 m, dotada de copa arredondada e densa, sem espinhos e com folhagem perene, apresentando tronco cilíndrico de 20-30 cm de diâmetro, revestido por casca rugosa de cor pardo-amarelada, descamando em placas finas e pequenas que deixam mostrar embaixo de uma cor avermelhada. Folhas compostas pinadas, de 12-17 cm de comprimento, com 26-34 folíolos de cada lado, com espículas foliosas aciculares e subcaducas; lâmina dos folíolos coriáceas, de 2,0-2,5 cm de comprimento. Inflorescências em panículas terminais globosas, com flores andróginas de pétalas brancas e estiletes vináceos. Fruto legume achatado, deiscente, com 2-3 sementes igualmente achatadas.


Ocorrência: Região Amazônica, na floresta pluvial de terra firme situada sobre solos argilosos.


Madeira: Moderadamente pesada, de textura média e grã irregular, de resistência ao apodrecimento ainda desconhecida.






Utilidade: A madeira, de propriedades mecânica e físicas médias, é indicada apenas para obras internas de carpintaria e para lenha e carvão. A árvore e dotada de grande beleza, tanto pela delicada folhagem pinada como pela escassa, porém belíssima, florada; ser cultivada com sucesso no paisagismo geral de cidades tropicais.


Informações ecológicas: planta secundária, heliófita ou esciófita quanto a exigência de luz e seletiva higrófita quanto a exigência de água no solo, é característica exclusiva da floresta pluvial Amazônica, onde sua dispersão é ampla porém de ocorrência relativamente ao longo de sua área de distribuição.
Em cultivo no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, floresce e frutifica normalmente.


Fenologia: Floresce em mais de uma época do ano, principalmente de abril a julho. Os frutos amadurecem de outubro a dezembro.






Obtenção de Sementes: Os frutos deverão ser colhidos diretamente da árvore quando ainda não completamente maduros( quando com coloração marrom-esverdeada); em seguida deverão ser deixados à sombra para completar a abertura e liberação das sementes. Um kg de semente contém cerca de 7000 unidades






Produção de Mudas: As sementes deverão ser postas para germinação logo que colhidas em canteiros a meia-sombra preparados com substratos organo-arenoso, cobrindo-as com uma camada do mesmo substrato peneirado de espessura igual à sua altura e irrigando-se duas vezes ao dia. A emergência demora 20-30 dias com taxa de germinação inferior a 20%. O desenvolvimento das mudas, bem como das plantas no campo é considerado lento.



Árvores Brasileiras  Manual e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil


Volume  03         Primeira edição           Autor  Harri Lorenzi
















Nenhum comentário:

Postar um comentário