Cambará-de-espinho, Não-me-toque ou Espinho-de-antônio


Características morfológicas: Altura de 10-14 m de copa arredondada, tronco curto e geralmente provido de abundantes espinhos em forma de rosetas, de 40-60 cm de diâmetro, com casca rugosa e parda; jovens, com espinhos axilares retos e geminados, de 20-40 mm de comprimento. Folhas cartáceas, trinervadas, de 4-10 cm de comprimento por 1,0-2,5 cm de largura, com um espinho no ápice,( as vezes só são espinescentes nas folhas superiores)


Ocorrência: Rio de Janeiro ao Rio Grande do Sul, na floresta de altitude, em capões e no sub-bosque de pinhais.


Madeira:  medianamente pesada( densidade 0,83 g/cm3) de baixa resistência ao apodrecimento, com cerne e alburno indistintos.


Utilidades: A madeira pode ser usada apenas para caixotaria leve para fins energéticos( lenha e carvão). A árvore não é cultivada, contudo, por apresentar crescimento relativamente rápido, tem potencial para cultivo em reflorestamento heterogêneos destinados a preservação.






Informações tecnológicas: planta secundária, seletiva higrófita, mesófita quanto a exigência de luz, com ampla e expressiva dispersão nos capões e submatas de pinhais, situadas em solos úmidos ou rochosos, onde a vegetação não é muito densa.


Fenologia: Floresce durante os meses de dezembro a abril. Os frutos amadurecem logo em seguida.






Obtenção de sementes: As infrutescências por inteira devem ser colhidas diretamente da ávore quando se inicia a queda espontâneas dos primeiros aquênios( frutos), deixando-as secar a sombra para completar a liberação dos mesmos; estes, após a remoção do tufo de pelos presente em uma das extremidades por esfregamento manual, já podem ser utilizados como sementes. Um kg desse material contém cerca de 2 milhões de unidades.


Produção de Mudas: As sementes assim obtidas ( aquênio sem os semissombreados  preparados para o substrato arenoso enriquecido de matéria orgânica. A emergência demora 30-50 dias e a taxa de germinação é geralmente baixa. O desenvolvimento das plantas no campo é considerado rápido.


Árvores Brasileiras, Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil.

Volume 03    Primeira  edição.











Nenhum comentário:

Postar um comentário