Vitória Régia


É uma planta  aquática típica da região amazônica, possui uma grande folha em forma de círculo que fica sobre as águas é robusta nativa do norte Brasil, Bolívia, e Guianas (rios amazônicos) é de folhagens e florescimento decorativos. Sua folha pode chegar até 2,5 m de diâmetro e pode suportar até 40 kg  se forem bem distribuídos em sua superfície.

Ela possui em sua face interior uma rede de nervuras e compartimentos cheios de ar, sobre pecíolos longos e espinhentos. As flores são bastante perfumadas e com numerosas pétalas, são formadas na primavera-verão.  São cultivadas em tanques, com mais de 90 cm de profundidade, apenas em regiões tropicais. É muito sensível ao frio.

Ela pode ser de cor branca, lilás, roxa, rosa e até amarela e expelem uma divina fragância noturna e é chamada pelos europeus de rosa lacustre, mantém aberta até aproximadamente 9 horas da manhã do dia seguinte.




No segundo dia, o da polinização, a flor é cor de rosa, assim que as flores abrem-se, seu forte odor atrai os besouros polinizadores que adentram e nelas ficam prisioneiros.


Hoje existe o controle por novas tecnologias (adubação e hormônios) em que é possível controlar o tamanho dos pratos e com isso  é muito usada no paisagismo urbano tanto em grandes lagos e pequenos espelhos d`água. Pode ser chamada também de rainha-dos-lagos, milho d`água, forno-de-jaçanã. 

Multiplicam-se por divisão dos rizomas ( São caules subterrâneos que acumulam substâncias nutritivas. Em alguns rizomas ocorre acúmulo de material nutritivo em certas regiões formam-se tubérculos. E multiplicam-se também por sementes que germinam na água). Rizomas podem-se ser distinguidos de raízes pelo fato de apresentarem gemas laterais.









Fonte de pesquisa: Plantas Ornamentais no Brasil, Arbustivas, herbáceas e Trepadeiras. Autor Harri Lorenzi 

















3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá tudo bem?meu nome é Katia Regia e gostaria de pergunta se posso usar a sua foto para colocar no meu Instagram.. posso colocar seu nome também só me passar ou seu próprio instagram.. aguardo resposta obrigada katia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, as fotos aqui postadas são tiradas da própria internet. Um abraço.

      Excluir