Babaçu


Características gerais: 


Possui um caule solitário com 4-6 m de altura. Folhas alternas; pinas regularmente distribuídas ao longo da raque, designação dada ao eixo central de estruturas biológicas ramificadas de folhas pinadas, as da porção mediana medindo 76-82 cm de comprimento e 3,5 cm de largura, ápice acuminado e assimétrico. Inflorescências estaminadas e andróginas na mesma planta (é todo vegetal que possui simultaneamente flores masculinas e femininas, agrupadas no mesmo dedúnculo ou na mesma espiga), em ambas as inflorescências a bráctea peduncular apresenta-se profundamente sulcada, a parte expandida, incluindo o bico apical de 15-16 cm, medindo no total 69-78 cm de comprimento e 15-16 de largura.



Flores estaminadas distribuídas em duas fileiras ao longo de um dos lados dos ramos, sépalas 1,5 mm de comprimento, pétalas com 13-16 cm de comprimento e 4-5 mm de largura, achatadas, lisas, com nervuras obscuras e ápice acuminado; de 10-11 estames ( são folhas modificadas onde formam-se os gametas masculinos da flor).




Possuem inflorescências andróginas (hermafrodita)  com a parte pistilada de 2,5 cm e parte estaminada de 7-10 cm , contendo somente uma flor pistilada em cada ramo. Fruto com 6 cm de comprimento e 4,8-5,2 cm de diâmetro;




Habitat:

Goiás, a 23,5 km ao norte do centro de Brasília, em área calcária de remanescente de floresta decidual.





Utilidades: 


O babaçu é uma planta muito famosa pelo seu alto grau de aproveitamento. No seu aproveitamento industrial a parte mais utilizada é a amêndoa que apresenta 6% do peso do coco desta árvore. A forma mais comum para a retirada da amêndoa do coco é o método manual feito em geral por mulheres e crianças. O babaçu apresenta um enorme potencial energético, pois a camada externa e a casca podem ser aproveitadas como fontes alternativas de combustível.

Outras fontes de energia que podem ser produzidas a partir do babaçu são o metanol, etanol e, ainda carvão de qualidade semelhante ao de origem mineral.




Produção de Mudas: 


Um kg de frutos contém cerca de 10 unidades, não obstante, como todas as plantas do gênero, as sementes germinam sem dificuldades e as plantas em crescimento toleram o transplante.





Fonte de pesquisa: Flora  Brasileira  Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda.


Autores:  Harri  Lorenzi, Larry R. Nobrick, Francis Kahn, Evandro Ferreira



Links:
http://www.cerratinga.org.br/babacu/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Baba%C3%A7u




Margarido Nascimento

























Nenhum comentário:

Postar um comentário