Casca-d`anta ou Cataia



Casca-de-Anata  ou Cataia


Características Morfológicas: Atura de 4-8 m, dotada de copa globosa e densa. Tronco geralemente tortuoso, de 30-40 cm de diâmetro, com casca rugosa cor cinza. Folhas simples, glabras ( desprovidas de pelos), de coloração verde mais glabra na face inferior, com 8-12 cm de comprimento por 2-3 de largura. Inflorescências em panículas terminais, com flores brancas. Fruto baga  subglobosa, contendo de 2-5 sementes.


Ocorrência: Em todo o país em várias formações florestais, porém principalmente em matas ciliares e na floresta semi-decídua de altitude.


Madeira: É moderadamente pesada, compacta fácil de trabalhar, de baixa durabilidade quando exposta.





Utilidades:  A madeira é própria para obras internas, carpintaria e caixotaria e, para lenha e carvão. A casca é aromática e medicinal. A árvore possui qualidades ornamentais que a recomendam para o paisagismo em geral. Os frutos são muito procurados por várias espécies de pássaros, tornando-a interessante para a composição de reflorestamentos heterogêneos destinados a recomposição da vegetação de áreas degradadas.


Informações Ecológicas: Planta perenifólia( folhas são persistente mantém o ano todo) é heliófita( precisa da luz solar, seletiva higrófita( gosta de umidade.) Apresenta grande variação de tamanho em função do lugar de ocorrência, porém aumentando de porte de norte para sul do país. Na região norte não passa de um arbusto chegando a uma árvore de 7-9 m no sul do país. ocorre em matas ciliares e lugares úmidos bem como em terrenos altos e secos.


Floresce duas vezes por ano, porém com maior intensidade em julho-agosto. Os frutos amadurecem em outubro-novembro.





Obtenção de Sementes:  Os frutos são colhidos diretamente da árvores quando iniciarem a queda espontânea. Em seguida deixa-los ao sol para facilitar a abertura e retirada manual das sementes. Um kg de sementes equivale aproximadamente 218.000 unidades, as quais mantém a viabilidade germinativa por poucos meses.





Produção de Mudas:  As sementes são colocadas para germinar logo que são colhidas em canteiros semi-sombreados contendo substrato organo-argiloso. Cobri-las com uma leve camada de substrato peneirado e irrigá-las diariamente. A emergência ocorrerá em poucas semanas e a taxa de germinação  geralmente é baixa. Transplantar as mudas para embalagens individuais quando bem pequenas  de 
(2-3 cm). O desenvolvimento das mudas, bem como das plantas no campo é lento.



Árvores Brasileiras: Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas e Nativas do Brasil.

Autor:  Harri  Lorenzi.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário