Macaúba ou macaúva


Nomes populares: macaúba, macaúva, coco-de-catarro, bocaiuva, coco-de-espinho, coco-baboso, macaíba, macacaúba, macajuba, macaibeira, mucajá, mucaia macajuba, chiclete-de-baiano.

Características Gerais: Caule simples, sempre cilíndrico, raramente com algum intumescimento( ver lista de palavras da botânica), com 10-15 m de altura por 20-30 cm de diâmetro, coberta pelas bases persistentes das folha associadas a espinhos, principalmente nas plantas jovens. Folhas pinadas (ver palavras da botânica), 20-40 por planta com bainha de 58-64x30-34 cm, pecíolo( ver palavras da botânica) com 18-26 de comprimento e cerca de 4 cm de largura e raque( ver palavras da botânica) de 1,9-2,5 m pinas 128-132 por lado, irregularmente distribuídas e dispostas em vários planos, de 80-85 x 3,0-3,6 cm, Inflorescências( ver palavras importantes) interfoliares e ramificadas, com profilo de 45-50x6-8 cm e parte expandida da bráctea( ver palavra importante)peduncular( ver palavra importante) de 66-82x23-33 cm pedúnculo de 46-52 x 4,5-5,0 cm de comprimento e cerca de 0,5 cm de largura; flores pistiladas( ver palavra importante) na base das raquilas(ver palavras importantes) sempre formando tríades, os dois terços superiores somente flores estaminadas(ver palavras da botânica)






Frutos globosos, de epicarpo lenhoso verde-amarelado e liso, com 3,5-5.0 cm de comprimento, com mesocarpo amarelado, fibroso-mucilaginoso( ver palavras da botânica), adocicado e comestível.

Habitat: É encontrado do Pará até São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul, em cerradões e mata semidecíduas(ver palavras da botânica).





Utilidades: Madeira de longa durabilidade, usada em construções rurais. As folhas fornecem fibras têxteis. O mesocarpo( ver palavras da botânica) é comestível.

Apresenta bom potencial paisagístico.




Produção de Mudas: Um kg de sementes(endocarpo) contém cerca de 95 unidades, cuja a germinação é difícil, podendo levar até anos. Sementes velhas arrancadas do solo sob a planta podem apresentar rápida germinação.


Flora Brasileira   Harri  Lorenzi            Arecaceae(Palmeiras)














Nenhum comentário:

Postar um comentário