Alfazema

Com suas flores de um azul brilhante, perfumadíssimas  a alfazema encanta e faz amigos em todo o mundo. O chá das Flores é muito usado no combate à dor de cabeça e nevralgias. 

É indicado ainda nos casos de insônia e nervosismo. Problemas digestivos e o mau hálito são aliviadas com uso de desse chá agradável e perfumado.

Alfazema (lavandula officinalis) é mais uma planta muito popular da família das labiadas. É rica em óleo volátil, com perfume característico de alfazema.

A alfazema é uma planta aromática, também chamada de lavanda, muito utilizada na aromaterapia, na cosmética e também na medicina alternativa para diversas aplicações. Um arbusto de pequeno porte, com flores azul-violetas de aroma penetrante, originária das regiões mediterrâneas.

Algumas indicações:

Na medicina popular o seu principal uso é contra a ansiedade e depressão. É um ansiolítico leve, usado como calmante e para distúrbios do sono.

Também o chá é bastante usado nos tratamentos de dor de cabeça e nevralgias, vertigens, bronquite crônica, asma brônquica, astenia, também contra problemas estomacais, como dispepsias, cólicas, flatulência e mau hálito.


Contra indicações:

Se for consumido em altas doses, pode ser depressiva do sistema nervoso e causar sonolência. 

Pessoas com úlcera devem evitar o consumo do chá.




Como fazer o chá:

Você irá precisar de duas colheres de chá de folhas frescas da alfazema e um litro de água mineral:

– Ferva a água pura.

– Quando levantar fervura, despeje sobre as folhas de alfazema.

– Deixe tampado por mais ou menos 10 minutos.

– Coe o chá e beba.

A dosagem recomendada deste chá é de 3 a 4 vezes ao dia, porém, se você possuir tendência para a sonolência, tome menos xícaras (2 a 3 xícaras durante o dia serão suficientes).



Assista ao vídeo:



Fonte(s):
O maravilhoso poder das plantas - Eliza Biazzi



Nenhum comentário:

Postar um comentário