Alfavaca

A alfavaca  é diurética, cicatrizante, digestiva e aconselhada em caso de tosse. Como tempero agrada muito, principalmente paladares europeus, sendo muito apreciadas em pizzas, acompanhando molhos e queijos. 

A alfavaca de cheiro, de folhas mais largas e grossas, pode ser usada em leite de soja, creme de coco  e mel- fornece um sabor semelhante ao da canela.

Alfavaca (Ocimum Basilicum). Planta da família das labiadas, rica em óleos essenciais (estragol linalol e alcânfora). e tanino.




Algumas indicações:

DOR DE CABEÇA:  Faça uma decocção com 30 gramas de folhas de alfavaca em uma xícara de água, fervendo por sete minutos e bebendo ainda bem quente.

AFTAS: fazer emplastro, moendo as folhas e colocando-as sobre as aftas;

DOR DE OUVIDO: moer as folhas e umedecer um algodão, colocando-o no ouvido, sem colocá-lo no fundo, assim, o remédio age nas paredes internas e externas.

AFASTAR MOSCAS OU EM PICADAS DE MOSQUITOS:  se as moscas estiverem ao redor, incomodando, coloque ramos da planta por perto e, se os mosquitos picarem, amasse uma folha e coloque sobre a picada.


Como fazer o chá:

Para preparar o delicioso chá de alfavaca, é bem simples, você irá precisar de:
– 2 colheres de sopa da planta (raízes, folhas, flores ou ramos).
– 1 litro de água fervente.

Coloque as 2 colheres de sopa na água, fazendo uma infusão por, no máximo, 10 minutos. Coar e adocicar são opcionais. É recomendável que seja bebido antes de dormir, ainda quente, pois é durante o sono que o nosso corpo se restabelece, dando uma forcinha às curas.





Assista ao vídeo:



Fonte(s):
O maravilhoso poder das plantas - Eliza Biazzi

Links:
http://www.remedio-caseiro.com/propriedades-e-preparo-do-cha-de-alfavaca/
http://chabeneficios.com.br/cha-de-alfavaca-conheca-as-propriedades-desta-erva/




Nenhum comentário:

Postar um comentário