Campânula-Errante, ou Flor-de-Sino


Campânula-Errante ou flor-de-Sino

É uma planta herbácea( ou seja, de porte variado podendo apresentar caule ou não, podendo ser lenhoso ou semilenhoso). É perene( possuem folhas persistentes mantendo durante o ano todo). É ereta, rizomatosa( ou seja são plantas que emitem que emitem raízes no solo das quais são possíveis de ocorrer brotações e dar origem a novas plantas, de tal forma que as plantas rizomatosas quando não podadas desenvolvem-se no formato de touceiras devido as gemas subterrâneas).




É pubescente ( ou seja, coberta por pelos), quase não lisa, é originária da Europa, Cáucuso e Sibéria,
de 60-90 cm de altura. Folhas da base pecioladas e as das hastes florais sésseis ( ou seja, é o órgão que não possui pecíolo ou haste de suporte, vivem fixos, associados a um substrato).


Possui inflorescência longa, terminal, semelhante ao tipo de espiga, com flores geralmente de um só lado, campanuladas, alongadas, azuis, brilhantes, formadas no verão.
É adequada para bordaduras e formação de maciços. Possui grande resistência a condições adversas de solo, sendo muito vigorosa e tendendo a dominar as plantas por acaso vizinhas, chegando a torna-se invasora, pelos rizomas subterrâneos.




Multiplicam-se por sementes no verão e por divisão de plantas com o respectivo rizoma em qualquer época do ano.

Plantas Ornamentais no Brasil, Arbustivas, Herbáceas e Trepadeiras.

Autor  Harri Lorenzi  e  Hermes  Moreira de Souza.






Nenhum comentário:

Postar um comentário