Palmeira Barriguda



Características gerais:

Caule solitário com altura média de 8 m em plena maturidade, sempre intumescido no terço  médio e mais raramente no terço superior ou inferior, armado por espinhos nas plantas jovens e liso nas plantas adultas e nunca coberto pelas bases foliares persistentes. Folhas em números médios de 25 contemporâneas, decíduas, formando uma copa globosa; pinas dispostas a intervalos regulares ou agrupadas e crispadas (ou seja franzida ou contraída) com vários planos de inserção; bainha, pecíolo e raque fortemente armados por espinhos retos negros. Inflorescências interfoliares; flores pistiladas na base dos ramos (são aquelas que contém partes reprodutivas femininas que são os pistilos, mas sem peças masculinas.) Os frutos são de formato globoso e subgloboso, com 3,7-5,5 cm de comprimento e 3,8-5,4 cm de largura, de epicarpo duro e lenhoso, cobertos por um tomento castanho ou levemente papiloso, brilhante na maturidade. Tomento (conjunto de pêlos, invisíveis a olho nu que recobrem certos órgãos ou partes das plantas)




Habitat:  Mata Atlântica e mata de brejos de altitude do Nordeste, desde o sul de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Bahia, no chamado centro de endemismo ao norte do rio São Francisco.


Utilidades; Mesocarpo comestível. Amplamente usada como ornamental, principalmente na cidade de Recife. Muito rústica, responde bem ao transplante de plantas adultas.


Produção de Mudas: Tempo de germinação longo, sendo preferível retirar mudinhas das proximidades da planta-mãe na época chuvosa.



Nomes populares: Macaíba, macaúba, ou palmeira-barriguda





Instituto   Plantarum  de  estudos  da  Flora  Ltda.

Fonte de pesquisa: Manual de Identificação e cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil / Autor Harri Lorenzi / Volume 01















Nenhum comentário:

Postar um comentário