Caixeta, Tamanqueira ou Tabebuia-do-brejo



Caixeta Tamanqueira  ou  Tabebuia-do-brejo


Características Morfológicas: Altura de 6-12 m com tronco de 30-40 cm de diâmetro. Folhas coríaceas,( que quebra facilmente), glabras( desprovidas de pelos), de 12-22 cm de comprimento.


Ocorrência: Pernambuco ao norte de Santa Catarina, nos terrenos alagadiços da faixa litorânea. 


Madeira: Muito leve ( densidade de 0,39 g/cm3), mole de textura média, baixa durabilidade sob condições naturais, com alburno e cerne indistintos. 


Utilidades: A madeira é indicada para confecção de brinquedos, caixas finas, salto de calçados, tamancos, palito de fósforo, moldura de quadros, lápis, violões, bóias, gamelas, pranchetas. A árvore apresenta características ornamentais que a recomendam para o paisagismo em geral, uma vez que também cresce em terrenos secos. Como planta pioneira e adaptadas a terrenos pantanosos, é ideal para plantios em áreas ciliares muito úmidas.




Informações Ecológicas: Planta semidecídua,( perdem suas folhas numa determinada época do ano), é heliófita( precisa da luz solar) é higrófita( gosta de umidade), características de terrenos permanentemente úmidos ou alagadiços da faixa litorânea. Sua frequência é descontínua ao longo de sua área de dispersão, ima vez que só ocorre nos locais brejosos da planície litorânea. Em determinados locais chega a formar populações homogêneas, podendo ocorrer até no mangue. Na floresta primária é encontrada no dossel inferior.


Floresce durante os meses de julho-janeiro. Os frutos iniciam a maturação em outubro, prolongando-se até março.





Obtenção de Sementes: Os frutos são colhidos da árvore quando iniciam-se a abertura espontânea. Em seguida deixá-lo ao sol para completar a abertura e liberação das sementes. Um kg contém aproximadamente 37.000 unidades. Sua viabilidade é de 40 dias.





Produção de Mudas: As sementes são colocadas para germinar logo que são colhidas em canteiros semi-sombreados contendo substrato rico em matéria orgânica. Cobrir apenas levemente as sementes com substrato peneirado e irrigar delicadamente 2 vezes ao dia. A emergência ocorrerá de 7-12 dias e a germinação das sementes frescas geralmente é superior a 70%. O desenvolvimento das mudas é rápido, o mesmo não ocorrendo com as plantas no local definitivo que é apenas moderado.


Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil

Autor:     Harri  Lorenzi






























Nenhum comentário:

Postar um comentário