Caiué, dendê-do-pará


Características gerais- Possui caule solitário, rastejante na base formando-se ereto no ápice, desprovido de palmito no topo, de 1-6 m de altura e 30-40 cm de diâmetro, com aspecto grosseiro e marcado pelas cicatrizes das folhas já caídas. Folhas numerosas (20-40 contemporâneas), pinadas, arqueadas, planas, de 2,5-3,5 m de comprimento;






Pinas lineares, em número de 33-90 de cada lado da raque, de cor verde-brilhante, distribuídas regularmente e dispostas num mesmo plano; a forma da distribuição das pinas sobre a raque separa essa espécie do dendezeiro africano que as tem agrupadas e em diferentes planos; pecíolo longo e coberto por espinhos fortes e recurvados nas margens.





Possui inflorescências ramificadas e dispostas de maneira comprimida entre as folhas, cobertas por brácteas em forma de fibras na floração, unissexuadas, porém geralmente de um único sexo de cada vez. Frutos oblongos ou comprimidos pelo excesso na infrutescência, alaranjados, de polpa oleosa e com uma semente.





Habitat- Região Amazônica, onde é esporádica em várzeas úmidas ao longo de rios e córregos, persistindo na capoeira após a derrubada da mata. Também na América Central, Colômbia e Guianas, onde é mais frequentes.


Utilidades- Seu mesocarpo é rico em óleo, o qual é extraído localmente para uso na cozinha, iluminação e como creme capilar. Atualmente é cultivada com tal finalidade, contudo não na mesma extensão que o dendezeiro-africano.
Também é cultivado ocasionalmente com fins ornamentais.


Produção de Mudas- A frutificação é abundante de janeiro a julho. Um kg contém cerca de 1.100 unidades, cujas sementes germinam em 3-4 meses. A remoção da polpa e embebição em água por 7 dias melhoram sua germinação


Flora Brasileira   Autor: Harri Lorenzi     Arecaceae (Palmeiras)







































Nenhum comentário:

Postar um comentário